Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Estudante indígena recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática

up_ag_50267_e5070526-451d-945e-e2ba-0fa8130b22b_20231222-200811_1
Foto: Divulgação

O estudante indígena Thalles Kaua Tembé foi destaque na 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de receber a menção honrosa pela competição, a unidade escolar - a Escola Estadual Indígena Felix Tembé, da Terra Indígena Alto do Rio Guamá (PA), em Capitão Poço, na região de integração Rio Capim - também ganhou notoriedade, após a divulgação do resultado no dia 20 de dezembro.

Pelo nível 3, destinada à categoria ao ensino médio na Olimpíada, Thalles foi contemplado pelo seu desempenho na prova nacional, que contou com duas fases, entre questões objetivas e discursivas. 

A menção honrosa conquistada pelo indígena representa o reconhecimento do esforço e da habilidade dos alunos em resolver desafios matemáticos complexos.

"É muito gratificante essa premiação da prova OBMEP, pois é muito importante para mim, para meus professores e para a minha escola Felix Tembé, que está recebendo destaque, já que se trata de uma escola indígena, na qual eu estudo. Isso é de suma importância para mim, que sou indígena e para o meu povo Tembé, que está ganhando mais espaço e notoriedade na educação, e é uma honra contribuir para isso",

disse Thalles.

A unidade indígena também foi premiada pelo desempenho do aluno, e vai receber um kit com materiais didáticos. "Para nós é um orgulho muito grande ver nosso aluno Thalles se destacando na prova da OBMEP, onde a escola já tem alunos terminando Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapeuta e agora o Thalles dando um passo longo na educação. Tanto nos orgulha, liderança, diretores, professores, nosso apoio e os pais da comunidade indígena Aldeia Sede", disse o diretor unidade Kate Moura. 

Competição  

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC). 

Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/