Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Escolas do interior do Amazonas retomam aulas presenciais nesta quarta-feira (19)

O cenário epidemiológico da Covid-19, nos municípios do interior do Amazonas, apresenta números favoráveis para um retorno seguro às aulas, na rede pública estadual de ensino. O retorno às atividades presenciais nas escolas estaduais dos 61 municípios do interior foi autorizado pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 na sexta-feira (14). As aulas iniciam na quarta-feira (19). 

Em 2021, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto vai atender cerca de 211 mil estudantes no interior do estado, em 374 instituições nos 61 municípios. 

"O interior do Amazonas vem com um cenário muito favorável. A letalidade no interior é abaixo da média nacional, isso já mostra os resultados obtidos durante a pandemia. Estamos tendo um grande número de redução de óbitos, de internação, de solicitação de remoção de UTI aérea e terrestre para a capital. Esses números vêm subsidiar a tomada de decisão do retorno de volta às aulas de maneira segura", ressaltou o secretário de Assistência do Interior, da SES-AM, Cássio Espírito Santo.

Foto: Herick Pereira/Secom-AM

Cenário epidemiológico 

De acordo com a última edição do boletim diário emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram diagnosticados, neste domingo (16), 210 novos casos confirmados do novo coronavírus, sendo 93 no interior. Dos sete óbitos registrados nas últimas 24 horas, três ocorreram em municípios do interior.

Em relação às internações, o boletim indica que 110 pacientes estão internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 15 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 95 em leitos clínicos.

"Hoje a gente está com menos de 5% de taxa de internação de UCI no interior. O paciente de UCI é aquele que complica no município e talvez tenha que ser removido para a capital. Todo o cenário está favorável para o retorno. Em qualquer momento que a gente observar alguma oscilação, alguma dificuldade, vamos rever as medidas e conversar com os outros setores do governo", acrescentou Cássio.

A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, enfatizou que a FVS rastreia e monitora casos de Covid-19 também dentro das escolas.

"As escolas são ambientes seguros desde que controlados, mantendo todas as medidas de prevenção não farmacológicas. Concomitante a isso, o processo de vacinação. Vale lembrar que a FVS tem o programa de vigilância ativa nas escolas e vamos rastrear isso e qualquer caso que venha a surgir vai entrar no nosso radar e vamos monitorar", frisou a diretora.

Vacinação 

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (17), o início da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação da Região Metropolitana de Manaus, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) destinou quase 10 mil doses de imunizantes para a fase inicial da vacinação desse público.

"Os números são favoráveis aqui no estado do Amazonas e sobretudo no interior, mas é preciso que a gente tenha essa garantia da vacinação, que é a arma mais poderosa que temos contra a Covid-19. Nossas salas estão preparadas para isso com tapete sanitizante, álcool em gel, distanciamento social, toda a sinalização necessária. Todos os protocolos estão sendo atendidos", destacou Wilson Lima.

"Esse retorno ocorre nesse ano no mesmo molde que ocorreu ano passado. As turmas são divididas em dois grupos; um dia o grupo A assistirá às aulas, nesse dia o grupo B vai estar acompanhando as aulas remotas do 'Aula em Casa'. Todos os professores foram devidamente treinados para seguir os protocolos, e todas as escolas já sofreram todas as adequações necessárias", reforçou o secretário de Educação e Desporto, Luís Fabian Barbosa. 

Foto: Herick Pereira/Secom-AM

Priorização

Em virtude do escalonamento da disponibilidade de doses de vacinas, SES-AM e FVS recomendam que as prefeituras municipais adotem critérios de priorização por faixa etária. São quatro níveis de prioridade: de 50 a 59 anos (1); de 40 a 49 anos (2); de 30 a 39 anos (3); e de 18 a 29 anos (4). O nível 1 tem precedência sobre os demais, e assim sucessivamente.

"Isso é muito importante para nós, isso encoraja o professor a ir pra sala de aula", afirmou o prefeito de Iranduba, José Augusto Ferraz.

Os profissionais da educação que já foram vacinados relatam que a imunização é uma segurança a mais para o retorno às aulas presenciais. "Nós sentimos mais segurança em retornar, tomando a primeira dose da vacina e aguardando a segunda. Nós queríamos esse retorno, mas com essa segurança que a vacina proporciona para todos nós", observou Ana Paula Pereira, professora da rede estadual.

"Eu acordei bem cedinho, me preparei, cheguei eram 6h10. É um momento emocionante. Eu nem imaginava que eu ia ser a primeira, estava ali dentro limpando, meu chefe me chamou e deu a ordem, aqui eu estou com fé em Deus", contou a auxiliar de serviços gerais Maria Domingas, que trabalha na escola Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e foi a primeira profissional a receber a vacina.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesEducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/