Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Outubro 2020

Com mais de 38 mil vagas, Bolsa Universidade abre inscrições nesta quarta-feira em Manaus

BOLSA universidade 2020

O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, abre às 10h desta quarta-feira (30), as inscrições para as 38.211 vagas de cursos de graduação ofertadas no processo seletivo 2021. Os interessados poderão se inscrever até 13 de outubro, pelo endereço http://bolsa.manaus.am.gov.br, que dispõe de edital completo.


Inscrições Bolsa Universidade. (Foto:Divulgação / Semad-PMM)

Estão aptos a concorrer candidatos sem diploma de nível superior e que atenderem aos seguintes requisitos: brasileiro, nato ou naturalizado, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo; residente em Manaus; regularmente matriculado ou passível à matrícula em uma das instituições de ensino superior parceiras do programa; com ensino médio completo ou finalista (concluir até 31 de dezembro deste ano).


Com bolsas de estudos de 100%, 75% e 50%, para ingresso em instituições de ensino particulares estabelecidas em Manaus, o PBU garante a concessão do benefício até o final da graduação. Do total das vagas disponíveis oferecidas em cada instituição de ensino parceira do programa, 5% deverão ser destinadas às pessoas com deficiência e 2% às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.


Para se inscrever


Para efetuar a inscrição, é necessário realizar um cadastro e responder um questionário na página oficial da seleção, composto por quatro passos. É nesse momento, também, que o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher o curso, o turno e a instituição, para os quais deseja concorrer ao benefício.


Ainda no preenchimento da inscrição, no campo em que a renda per capita deve ser informada, o candidato deve atentar para os integrantes do grupo familiar que se encaixam na categoria de autônomo, pois estes deverão gerar a declaração de renda por meio do próprio sistema do programa.

Classificação

A ordem classificatória obedecerá ao critério de menor para a maior renda familiar, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis em cada curso, sendo o percentual da bolsa maior conferido aos candidatos de menor renda.

Os candidatos que forem classificados passarão para a fase de comprovação das informações prestadas ao sistema durante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao candidato, cujas documentações estiverem de acordo com o exigido no edital da seleção, será emitido o encaminhamento de matrícula para adesão ao benefício.

Instituições participantes

Para a edição 2021, o Bolsa Universidade firmou parceria com 15 instituições de ensino superior: Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), Centro Universitário Fametro, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Martha Falcão Whyden, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Faculdade Santa Teresa, Fucapi, Instituto Amazônia de Ensino Superior (Iaes), Instituto de Ensino Superior Materdei, Universidade Estácio de Sá e Universidade Nilton Lins.


Outros programas


Para o Bolsa Pós-Graduação, os interessados poderão se candidatar no período de 14 a 23 de outubro. O processo seletivo abre 14.284 vagas em cursos de especialização, em 178 áreas do conhecimento.

As inscrições para os cursos de língua estrangeira, ofertados pelo Bolsa Idiomas, terão início no dia 26/10 e seguem até 4/11. A edição do programa conta com 29.557 bolsas de estudos, para sete idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim.


O Bolsa Pós-Graduação credenciou 12 instituições: Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Salesiana Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Boa Esperança (Fafibe), Centro Universitário Fametro, Fucapi, Intelecto Educação, Instituto Superior de Ensino Leanorte (Isel), Faculdade Martha Falcão Wyden, Universidade Nilton Lins, Faculdade Santa Tereza, Faculdade de Ouro Preto do Oeste (Uneouro).

Pelo Bolsa Idiomas, serão 13 escolas: Argus Cursos e Treinamentos, Aslan Idiomas, Cultura Inglesa, Digital da Amazônia, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Get It Academy, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Inglês e Companhia, Multcursos, My Way Abroad, Faculdade Santa Tereza Idiomas, United Idiomas e Yes Idiomas.

Mais informações e editais do Processo Seletivo 2021/1
BOLSA UNIVERSIDADEBOLSA PÓS-GRADUAÇÃOBOLSA IDIOMAS

Veja mais notícias sobre AmazonasEducaçãoNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 27 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/