Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

Curso de Jornalismo de Parintins lança Canal Educativo Amazônia Ribeirinha no Youtube

Com uma concepção de diálogo maior com as comunidades tradicionais do entorno da região do Baixo Amazonas, o curso de Comunicação Social-Jornalismo de Parintins lança Canal no Youtube intitulado Amazônia Ribeirinha.

O projeto tem como objetivo produzir documentários sobre as realidades do contexto da Amazônia onde se encontra Parintins, apresentando aspectos de uma Amazônia ribeirinha sem exotizá-la ou considerá-la primitiva ou atrasada, ampliando, dessa forma, o conhecimento sobre os povos tradicionais dessa parte da Amazônia Ocidental.


Foto: Divulgação

Nesse primeiro momento o canal conta com a apresentação de webséries documentais sobre a Pandemia no Amazonas, mais precisamente, em Parintins. Os dois primeiros episódios "Agonia indígena na crise da Covid-19" e "As aulas nas ondas do rio e do rádio" têm a direção e o roteiro assinados pela professora doutora Soriany Neves.

Identidade

A concepção do canal é inspirada nas ambiências e contextos amazônicos, nas etnias que aqui habitam, bem como a trilhas sonora é inspirada nos sons da floresta. Essa será a aposta da identidade das produções que virão.

Linguagem

A professora explica que há a intenção de incorporar as narrativas orais que circulam nas comunidades, como por exemplo, a narração mítica, tendo em vista que as populações ribeirinhas carregam fortemente a influência indígena, bem como a oralidade dos avisos que circulam pelas rádios locais da Amazônia.

Produção descentralizada

Nesse momento de pandemia, a produção da série foi 90% remota, com exceção de registro de imagens em plano geral capturadas pela cidade de Parintins durante o período. Mas a produção pretende ser descentralizada, colaborativa e em rede, contando com correspondentes em algumas comunidades estratégicas. Os correspondentes serão pessoas que moram nessas comunidades e estudantes de jornalismo do curso de Parintins, podendo ter também, como integrantes, jovens indígenas de alguns territórios próximos. 

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 19 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/