Alunos da Ufam criam podcasts para tornar a ciência mais acessível; confira

As produções estão disponíveis em diversas plataformas de streaming.

Coordenado pelos professores Guilherme Arêas (coordenador) e Rafael Alvim (vice-coordenador), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/ Ufam), o projeto de extensão “Podcast Integrativa Fisiológica” tem a proposta de divulgar, através de conteúdos digitais em formato de áudio, conhecimentos sobre a fisiologia cardiovascular de forma mais acessível.

Podcast Integrativa Fisiológica. (Arte:Divulgação/Ufam)

O projeto conta com a participação de 13 graduandos dos cursos de Fisioterapia, Biotecnologia e Farmácia e as produções sobre Fisiologia Humana são disponibilizadas mensalmente nas principais plataformas de streaming.

Surgimento do Projeto

Segundo o professor Guilherme Arêas, a ideia do projeto surgiu em 2016 quando, afastado da Ufam para cursar o doutorado, entrou em contato com a mídia podcast.

“Primeiramente tive contato com programas de divulgação de informações gerais e fui me aprofundar, buscar assuntos mais específicos até acessar canais voltados à divulgação científica, como o Dragões de Garagem, por exemplo. Comecei a seguir e a ter bastante vontade de fazer algo nesse sentido também. Passei um ano em Chicago, EUA, e lá tinha um laboratório de Fisiologia Integrativa, o que me chamou bastante atenção pela maneira como relacionavam a Fisiologia a diversas áreas, como a Neurologia e a Endocrinologia, por exemplo. Então, eu pensei em estruturar algo nesse sentido de facilitar a divulgação científica através da produção de podcasts. Quando voltei para a Ufam, em 2019, propus o projeto, que foi aprovado pela Proext e estamos trabalhando arduamente nele”, relata o professor.

Tema o episódio 2. PORTRAIT OF WILLIAM HARVEY (1578 – 1657). (Foto: WELLCOME IMAGES)

Trabalho em equipe

Toda semana a equipe se reúne para escrever o roteiro, na produção dos podcasts até que tudo seja aprovado para compartilhamento. O graduando do curso de Farmácia, Marcelo Almeida, assume as funções de roteirista e de editor de áudio no Projeto. Ele conta um pouco de como funciona o trabalho em equipe.

“O projeto como um todo é bem democrático. Para a escolha dos temas dos episódios todos, incluindo o professor Guilherme, levam ideias de temas para as reuniões e lá debatemos sobre as ideias definindo, dessa forma, o assunto do episódio. Com a pauta escolhida, nós geralmente recebemos orientações do professor sobre o que seria ou não legal.Nós costumamos fazer os trabalhos em 3 grupos e cada grupo fica responsável por uma parte do episódio. Feita toda a divisão, cada equipe pesquisa e escreve sobre a parte pela qual ficou responsável e, no final, juntamos tudo e lemos todo o roteiro junto do professor nas nossas reuniões semanais. Essas reuniões nos ajudam a podar as arestas pendentes e ajustar detalhes do texto, para que ele fique da melhor forma possível. Com tudo pronto, eu, a Gabriela e o professor Guilherme separamos todo o roteiro em três partes, gravamos os áudios e juntamos tudo. É assim que nós damos vida aos nossos programas.”

Aprendizado reforçado

Para o acadêmico de Fisioterapia, Leonardo Carvalho, o projeto complementa os métodos de aprendizagem da área de Fisiologia.

“Em minha visão, o podcast surgiu como uma alternativa complementar os métodos de aprendizagem ao falarmos de Fisiologia. A proposta em si, permite ao ouvinte, explorar os aspectos teórico-conceituais por meio do ponto de vista dos colaboradores do grupo. Além disso, para nós, acadêmicos, a experiência de aprendizado é ainda mais perceptível. Ao estarmos envolvidos em todo o processo de produção e discussão em grupo, percebemos o quanto o programa contribuiu para não somente a fixação do conteúdo teórico, mas também para o aprimoramento de habilidades específicas, dentre elas, leitura e escrita científica; redação; comunicação e manuseio de ferramentas digitais”, destaca o graduando.


Confira todos os integrantes da equipe:

1. Leonardo Carvalho – Fisioterapia – Roteiro

2. Mesaqueuri Mota – Biotecnologia – Mídia

3. Gabriela Vasconcelos – Fisioterapia – roteiro e áudio

4. Maria Eduarda Barroso- Fisioterapia- roteiro

5. Izabella Carvalho – Fisioterapia- Roteiro e mídia

6. Thaila Frazão- Fisioterapia- Mídia

7.Gabriel Moura – Roteiro e mídia

8. Victória Natália de Sá Oliveira- Fisioterapia- Mídia

9. Amanda Moreira – Biotecnologia – Mídia

10. Tiago de Almeida Araujo – Fisioterapia – Roteiro

11. Jullyanny Vieira – Fisioterapia- Roteiro

12. Marcelo Almeida – Farmácia – Roteiro e áudio

13. Endryl Teles Costa – Sistemas de Informação – Mídia

Acesse as produções do grupo:

Twitter

Instagram

Spotify

Site: https://integrativafisiol.wixsite.com/inicio

Confira o Episódio 2 do podcast que está disponível no canal do Youtube:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade