A exemplo do Amazonas, alunos da rede pública estadual do Pará terão aulas pela TV e internet

No período de suspensão das aulas nas escolas devido à pandemia de Covid-19, está garantido o acesso às disciplinas e ao caderno de exercícios.

Alunos da rede pública estadual de ensino terão acesso ao conteúdo escolar pela TV Cultura do Pará e pelas redes sociais a partir da próxima segunda-feira (30), a partir de 15h15. O Projeto Todos em Casa pela Educação tem como objetivo minimizar os prejuízos ao cronograma de aulas dos estudantes do ensino médio e fundamental por conta das medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), no entanto, deve se estender para além do período de isolamento social necessário para coibir o avanço da pandemia.

Sistema Educacional Interativo da Seduc Pará. (Foto:Divulgação/Seduc-PA)

A titular da Seduc, Elieth Braga, adianta que além do acesso às disciplinas e ao caderno de exercícios, os alunos poderão interagir com os professores de forma virtual. “Tudo de uma forma bem dinâmica, com linguagem rápida, para que o jovem se sinta atraído por esse acesso e participe. Ele pode, inclusive, fazer uma selfie e mandar para que seja exibida na TV ao final de cada programa”, adianta. As exibições serão sempre de segunda a sexta-feira.

“A gente espera que os alunos possam aproveitar essa oportunidade de não ter prejuízo. É um momento inovador, em que o governo sai na frente”, destaca.

A gestora não descarta a possibilidade de aplicação de processos de avaliação (testes e provas) por essa metodologia, caso o período de suspensão de aulas seja prorrogado, e confirma que a equipe técnica da Seduc já discute o assunto.

Projeto-piloto

“Estamos trabalhando para minimizar as perdas, mas independentemente do retorno à atividade escolar, a Funtelpa nos cedeu um horário na grade, no qual iniciaremos o piloto de um projeto permanente. São 108 municípios com acesso ao sinal da Rede Cultura do Pará, e poderemos alcançar até 500 mil alunos nesse primeiro momento. É uma nova forma de integração pela educação”, diz a secretária.

Já o presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, considera a iniciativa um marco para a Fundação e para a educação. “A TV pública tem a obrigação de levar informação, cultura e educação. Esse projeto chega muito bem. É propício ao momento que estamos vivendo, e vamos poder oferecer ao aluno da rede pública a oportunidade de não perder o ritmo do estudo. O importante, agora, é não deixar esses estudantes sem conteúdo”, reforça.

Parceria entre Seduc-PA e Funtelpa levará aulas a 108 municípios do Pará. (Foto:Divulgação/Seduc-PA)

Aulas 

Cada aula terá duração de 20 minutos com vários recursos de mídia, como realidade virtual, 3D, exercícios, e ainda a possibilidade de interação.

Para ter acesso à TV Cultura, Canal 2.1 ou no correspondente no interior do Pará, a programação será das 15h15min às 17H15min, de segunda à sexta-feira a partir do dia 30 de março. No site da Seduc, basta acessar:
www.seduc.pa.gov.br. Após a exibição, os alunos poderão baixar os vídeos e assistirem a qualquer hora.

Para acompanhar a programação da TV Cultura do Pará, pela internet no site http://www.portalcultura.com.br/.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade