Secretaria de Fazenda do Amazonas prorroga prazo de pagamento do ICMS e parcela da contribuição de fundos

O programa de anistia tem validade até o dia 31/07/2020.

Em virtude da queda do faturamento das empresas por causa do isolamento social e da política de restrição de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais, o Governo do Amazonas publicou duas medidas para auxiliar os contribuintes cujo fluxo de caixa foi impactado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A Resolução n˚ 14/2020-GSEFAZ, publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) nesta quarta-feira (15), autorizou a prorrogação de prazo para pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e dos Fundos e Contribuições Financeiras (FTI, UEA, FMPES e FPS).

Sefaz Amazonas (Foto:Divulgação/Sefaz-AM)


Nos meses de abril e maio, os contribuintes que recolherem no mínimo 50% do valor devido de ICMS/Fundos e Contribuições para a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM) na data prevista no artigo 107 do RICMS (Regulamento do ICMS no Estado do Amazonas) e art. 22 do Decreto 23.994/2003, poderão liquidar o restante do ICMS no último dia útil do mês de vencimento do imposto.


Para recolher, o contribuinte deve acessar o DT-e (Domicilio Tributário Eletrônico), funcionalidade no site da Sefaz onde as empresas cadastradas podem ter acesso ao ambiente virtual da secretaria (leia o passo a passo no box “Passo a passo”).


Nesta terça-feira 
(14), foi publicada no DOE a Lei n˚ 5.169, que autorizou o Poder Executivo a conceder anistia de multa e juros, tanto para recolhimento à vista como parcelado, relativos às contribuições obrigatórias para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), Fundo de Fomento às Micro e Pequenas Empresas (FMPES) e Fundo de promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) com fatos geradores até 12/2019.


As empresas que recolherem os valores dos fundos à vista serão isentas do pagamento de multas e juros. Quem optar pelo parcelamento em até 12 parcelas, contará com desconto de 90%. De 13 a 36 parcelas, o desconto é de 70%. Se a contribuição for recolhida de 37 a 60 parcelas, o desconto será de 50%.


Para adesão ao parcelamento, deve ser paga a primeira parcela no percentual de 5%. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 300,00.


A emissão da guia de pagamento a vista, assim como o parcelamento, devem ser feitos diretamente no DTe.

O programa de anistia tem validade até o dia 31/07/2020.

Passo a passo

Para se enquadrar na proposta de flexibilização do pagamento do ICMS, basta pagar os 50% do valor devido via DTe, de acordo com o seguinte passo a passo:

– Acessar “Débitos fiscais/emissão de DAR (Documento de Arrecadacao Estadual);

– Visualizar o débito que deseja recolher e, ao lado direito da tela, clicar sobre a opção “Valor”;

– Será aberta uma janela onde o contribuinte pode digitar o valor a recolher e imprimir o DAR correspondente;

Para mais informações, o contribuinte pode acessar o site da Sefaz, no banner “Portfólio de serviços”, na aba “Débitos e parcelamentos) onde há contatos de telefone, e-mail e chat para dúvidas.

Confira a Resolução nº 14/2020 – CSEFAZ:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade