Pará lidera saques do benefício do PIS e Pasep

De novembro de 2015 a julho de 2016, período de realização da campanha do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), quase 900 mil beneficiários foram às agências bancárias sacar suas cotas. Neste período, o Estado do Pará concentrou o maior número de saques (10.885), seguido pelo Amazonas (10.456),Maranhão (8.842), Mato Grosso (7.125), Rondônia (3.323), Tocantins (2.128), Acre (1793), Amapá(1.142) e Roraima (737).

A campanha de divulgação do PIS/PASEP, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional(STN), começou em novembro de 2015 e tem como objetivo lembrar o direito de saque aos participantes dos programas que ainda possuem saldo nas contas individuais. Ela intensifica as ações informativas tradicionais, que ocorrem de forma regular e fazem parte das ações da União relacionadas à gestão do fundo.Pará concentrou o maior número de saques. Foto: Divulgação

Têm direito ao benefício os inscritos nos programas até 4 de outubro de 1988 que possuam saldo em suas contas individuais e que se enquadrem em um dos seguintes motivos: aposentadoria; idade igual ou superior a setenta anos; invalidez (do participante ou dependente); transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar); idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.

Para informações sobre saldo ou número de inscrição, os interessados devem procurar o Banco do Brasil, quando inscritos no PASEP, ou a Caixa Econômica Federal, que é a instituição administradora do PIS. Os documentos necessários para o saque podem ser consultados nos sites dessas instituições: PIS  (ver no item “Quotas do PIS”) Pasep  (ver na aba “Quando e Como Sacar o Saldo”).

Os trabalhadores que começaram a contribuir após 4 de outubro de 1988 não possuem valores de cotas para resgate.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade