Navegação busca diminuir burocracia

 A Mobilização pela Desburocratização da Navegação no Brasil ocorrerá nesta sexta-feira (16), em Manaus. O evento trará à capital amazonense lideranças do setor de transporte aquaviário, que debaterão temas e barreiras que impactam o desenvolvimento da navegação na Amazônia e em todo o país.

A mobilização é promovida pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) com apoio do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma). O evento faz parte de movimento nacional de mobilização pela desburocratização da navegação brasileira. Será debatida uma série de medidas para solucionar entraves burocráticos, que impactam negativamente o setor.

Segundo a Fenavega, o foco da campanha é reduzir para patamares aceitáveis as exigências burocráticas que atualmente vigoram em vários órgãos do setor público, possibilitando assim que o modal aquaviário de transporte ofereça aos usuários e clientes maior agilidade, eficiência e melhor custo-benefício.

A situação crítica do rio Madeira entre os Estados do Amazonas e Rondônia também será discutida. A navegação na Hidrovia do Madeira, que é o principal corredor logístico da região, tem sido afetada pela estiagem severa e os impactos causados na vazante após a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Durante o evento, o presidente da Fenavega, Raimundo Holanda, fará o lançamento simbólico da próxima campanha de mobilização da navegação, que terá como tema “Hidrovias Já”.

Estarão presentes empresários do setor de navegação e autoridades representantes das seguintes instituições: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil da Câmara dos Deputados. A iniciativa conjunta da Fenavega e do Sindarma conta ainda com o apoio dos demais sindicatos que integram a federação. Participam ainda a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Câmara Interamericana de Transportes (CIT), Serviço Nacional do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

O evento é gratuito e ocorrerá a partir das 9h, no Salão Rio Negro do Tropical Hotel, localizado na avenida Coronel Teixeira, n° 1.320, bairro da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade