Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Indústrias do PIM doam equipamentos hospitalares, máscaras e álcool em gel para combate ao Covid-19 no Amazonas

mascara_coronavirus_3001209372_0

Responsáveis pelos quase 90 mil empregos diretos e indiretos do Polo Industrial de Manaus (PIM), empresas de grande, médio e pequeno porte, do segmento industrial estão reagindo à crise provocada pelo Covid-19 no Estado com a doação de equipamentos hospitalares, material de consumo e até alimentos para as instituições de saúde e segurança do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus. Na lista, constam tomógrafo, respiradores artificiais, máscaras e duas toneladas de álcool em gel.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, o segmento industrial não poderia ficar alheio à crise mundial agora enfrentada duramente pelo Brasil e pelo Amazonas. "A pandemia do Covid-19 tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Temos que trabalhar em conjunto e organizados para superar este momento tão difícil", disse o empresário.

No final de março, por meio da FIEAM, os sindicatos patronais da indústria de Bebidas e das indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus repassaram ao Estado 20 máquinas de costura para produção de máscaras descartáveis pelos internos do sistema prisional sob a responsabilidade da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). As máquinas reforçaram a produção em pelo menos quatro unidades carcerárias, que passaram de 1.500 para 10 mil máscaras produzidas por semana.

Máscaras e proteção. (Foto:Divulgação/Agência Brasil)


Novos equipamentos

Empresa parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio da FIEAM e junto com a Samel, no desenvolvimento de um respirador pneumático, atualmente em fase de testes, a Transire Tecnologia e Biotecnologia da Amazônia doou equipamentos para o Hospital de Campanha Municipal, incluindo, além de um tomógrafo e um aparelho de Raio X com digitalizador, 278 compressores BiPAP, um tipo de respirador mecânico empregado para ventilação não invasiva, acompanhados das respectivas máscaras.

Indústria de médio porte e capital nacional, que se instalou em 2015 no PIM e, desde então, se tornou líder no país na produção de máquinas de cartão de crédito e débito, a Transire incluiu na lista de doações 1 milhão de máscaras reutilizáveis para a população em geral, 30 mil máscaras em acrílico para uso dos profissionais de saúde, além de 650 quilos de linguiça de peixe para o Hospital de Campanha. No quesito alimentos, a Recofarma disponibilizou 200 mil cestas básicas a serem distribuídas via Coletivo Coca-Cola Manaus.

Álcool em gel


Doações de álcool em gel. (Foto: Arthur Castro/Sejusc)

Muitas empresas do PIM usaram da própria expertise industrial para aumentar o estoque de álcool em gel nos hospitais e outros locais públicos de Manaus. Das duas toneladas do produto doadas na campanha, a metade vem da Magama Industrial. O restante está dividido entre a Recofarma (51 mil litros), a Pharmakos D'Amazônia (2.750 litros), a Ambev (3,5 mil litros) e a Transire, que vai disponibilizar 100 litros de álcool em gel por semana.

O estoque será reforçado ainda por meio de uma parceria do Laboratório de Química da Universidade Federal do Amazonas e FIEAM, envolvendo as empresas Virrosas, Grupo Simões, Via Certa, Rede Atem, além dos sindicatos patronais de Alimentação e de Bebidas. Inicialmente, essa produção será de 3.600 litros de álcool em gel e líquido a 70%.

Outras empresas entram na parceria, fornecendo a embalagem para o envase do álcool em gel ou líquido. A própria Virrosas vai fornecer 4,6 mil embalagens de 500 mililitros, e de 5, 25 e 50 litros, além de fornecer 270 litros de hipoclorito e glicerina, a matéria-prima para o produto. As empresas Brasil Norte Bebidas, Real Bebidas e Magistral também vão fornecer embalagens PET para o envase do álcool em gel. Serão 16 mil garrafas de 200ml e 500ml, 30 mil de 250ml, e 10 mil de 1 litro, respectivamente. A produção de álcool em gel se completa com a doação, da empresa Midea, de dois compressores exclusivos para este fim.

Outras doações

A empresa Videolar vai ofertar 140 circuitos respiratórios para ajudar no tratamento de pacientes internados com a covid-19, assim como a Eneva vai disponibilizar cinco respiradores de uso hospitalar.

Diante da crise com a falta desses respiradores na rede pública – a ventilação artificial dos pulmões tem sido o principal recurso para tratar pacientes com pneumonia, uma das principais consequências da infecção por coronavírus – a Moto Honda da Amazônia assumiu o compromisso de recuperar 14 dos aparelhos que estavam fora de uso por problemas mecânicos na rede estadual. A montadora também vai fornecer duas refeições ao dia para 150 leitos do Hospital de Campanha, além de doar 10 motores bomba para a defesa civil e 15 mil protetores faciais.

Nesse campo dos EPIs, a empresa Tutiplast entra com 20 mil protetores faciais, enquanto a Michelin oferece 50 mil máscaras. A SR Saldanha Rodrigues, fornecedora de artigos hospitalares, completa o bloco com 30 mil toucas, 50 macacões e 50 botas, todos esses equipamentos de proteção individual exclusivos para uso de profissionais de saúde.

Outros materiais doados visam ajudar a atenuar a falta de recursos no setor público. A Michelin já ofereceu 60 pneus para uso nas ambulâncias do Samu, e a RD Engenharia ofereceu 20 telefones celulares para reforçar o atendimento médico a distância, como o serviço de tele monitoramento de pacientes notificados inaugurado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Brasil Norte Bebidas, empresa do Grupo Simões, vai doar para a campanha mil óculos cirúrgicos e, de quebra, 2,4 mil latas de refrigerantes exclusivamente para as equipes médicas.

O presidente da FIEAM, Antonio Silva, diz que as doações são uma demonstração inequívoca de que as empresas e o empresariado estão engajados em ajudar Manaus e todo o Estado a enfrentar o número que ainda é crescente de pessoas diagnosticadas com a covid-19 no Amazonas. "Ainda temos um grande desafio pela frente", disse ele.


Confira as doações:

Veja mais notícias sobre EconomiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/