Ferrovia Norte-Sul: a espinha dorsal do sistema de transporte sobre trilhos que passa pelo Maranhão e Tocantins

A ligação ferroviária do sistema brasileiro conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.

Ferrovia Norte-Sul é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos . Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

A Ferrovia Norte-Sul é a ligação ferroviária considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos. Ela conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo, e foi inaugurada após 35 anos, em 16 de junho de 2023. A construção começou ainda na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia completa tem 2.257 quilômetros e atravessa quatro regiões. 

Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte Sul evoluiu pouco nas primeiras décadas e só ganhou impulso a partir de 2007, quando passou a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nessa época, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi concedido para operação pela VLI Logística. 

Já a empresa Rumo passou a gerir o tramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), em um trecho de 1.537 km. No interior de São Paulo, a ferrovia se conecta com a Malha Paulista, que vai até o litoral.

A ferrovia é considerada a espinha dorsal justamente por passar pelas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste por meio de trilhos administrados por três concessionárias: VLI, Vale e Rumo.

Potencial 

Apesar do modal ferroviário ter recebido investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9 bilhões, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de carga no país, inferior a países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).

De acordo com a ANTF, em 2021 mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos. O modo ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de quase 53%. No transporte de milho, a ferrovia escoa 58% da produção, e no complexo de soja (soja e farelo) as ferrovias transportaram mais de 46% do volume exportado. 

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade