Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Denúncia de manipulação de resultado gera polêmica no futsal do Amazonas

Denúncia de manipulação de resultado gera polêmica no futsal do Amazonas
Uma denúncia de manipulação de resultado criou uma grande polêmica no futsal do Amazonas. Eliminado no Campeonato Amazonense de Futsal Feminino, o Estrela do Norte acusou o Arsenal/Ninho de Águias de ter perdido propositalmente para o São Raimundo, resultado que eliminou o Estrela e classificou as duas equipes. O Arsenal vencia por 3 a 2 até os últimos trinta segundos de jogo, quando substituiu sua goleira titular e tomou a virada. Após a publicação desta reportagem, a Federação Amazonense de Futsal (FAFs) aceitou a denúncia e excluiu o Arsenal do torneio, colocando o Estrela na semifinal do campeonato.
Eliminado, Estrela denuncia manipulação de resultado no futsal amazonense. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
Arsenal, São Raimundo e Estrela disputavam as duas últimas vagas para a semifinal do Amazonense - Iranduba/3B/Maurício de Nassau e Recanto da Criança já estavam classificados. Havia um tríplice empate em seis pontos entre as equipes. Bastava um empate para Arsenal e São Raimundo avançarem, pois o Estrela foi derrotado pelo Iranduba por 2 a 1.

O Arsenal vencia o São Raimundo por 3 a 2 até os 30 segundos finais de jogo. A polêmica começou quando o técnico do Arsenal/Ninho de Águias, Graciliano Vilaça, substituiu a goleira titular, Thalia, para a entrada de Mona. O São Raimundo fez dois gols, virou o jogo e saiu com a classificação, a exemplo do próprio Arsenal.

O contexto do jogo gerou revolta por parte do Estrela do Norte. A equipe presidida pro Cleudinei Lopes vai entrar com uma representação na FAFs para formalizar a denúncia. "Perdemos nossa classificação pra nós mesmos ao perder alguns jogos fáceis. Mas ficar de fora por uma atitude antidesportiva é lamentável e precisa ser repudiada", disse Cleudinei ao Portal Amazônia.

O treinador do Estrela, Breno Freitas, também se manifestou nas redes sociais. "A federação só tem uma chance de evitar que um crime vire algo rotineiro (...) uma decisão irresponsável e você como instituição estará jogando contra o que gerencia", desabafou.

O Portal Amazônia procurou Graciliano Vilaça para se manifestar sobre as denúncias. Ele negou veementemente a acusação. "O que tenho pra falar é que foi um jogo normal com um resultado normal. Simplesmente. Da nossa parte está tudo tranquilo. Não infringimos o regulamento, todos jogaram contra todos", defendeu-se.

Questionado pela reportagem, Vilaça afirmou que a troca de goleira no fim do jogo deu-se por conta de um dedo machucado de Thalia. "Nada que pudesse prejudicar nem A, nem B e nem C. Temos a consciência limpa sobre isso".

Nos bastidores, pessoas ligadas ao futsal amazonense confirmam a 'rixa' entre Vilaça e membros do Estrela do Norte. Motivo? O Estrela foi fundado em 2014, ano em que tinha, em sua maioria, jogadoras que saíram justamente do Ninho de Águias. Vilaça também é desafeto de Sonny Ferreira, ex-treinador do Estrela.

Curiosamente, a virada sofrida a cinco segundos do fim de jogo pode custar caro para o Arsenal/Ninho de Águias. Isto porque, caso perca para o invicto Iranduba/3B/Nassau na sexta-feira (23), o time de Vilaça enfrenta justamente o Iranduba na semifinal. O 'Hulk' das quadras é formado pelas jogadoras que fizeram sucesso no campo em 2016.

Atualização: Arsenal eliminado

Após a publicação da reportagem do Portal Amazônia, a FAFs comunicou em nota que o Arsenal/Ninho de Águias foi excluído do Amazonense Feminino. O treinador Graciliano Vilaça foi suspenso por 90 dias e o resultado do jogo entre São Raimundo x Arsenal está suspenso até a manifestação final do Tribunal de Justiça Desportiva do Futsal do Amazonas. Com isso, as semifinais do campeonato serão Iranduba x São Raimundo e Recanto da Criança x Estrela do Norte. Confira a nota:
Foto: Divulgação/FAFs
 
* Matéria atualizada às 14h10

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/