Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Cursos gratuitos para fazer na quarentena

A quarentena foi e está sendo um tempo que tem nos feito descobrir e refletir sobre muitos aspectos em nossas vidas profissionais. Para quem está fora do mercado, tem sido tempos de buscas integrais por vagas e oportunidades. Para quem está trabalhando, o desafio de manter a produtividade em um novo formato de trabalho: o home-office.

Nesse período, muitos profissionais estão pensando no que podem fazer para estarem mais preparados quando o mercado voltar a efetivamente aquecer na geração de novos empregos e recontratações de funções que tiveram seus contratos suspensos de forma temporária. Uma excelente alternativa para isso é os cursos gratuitos fornecidos, de forma digital, por excelentes instituições distribuídas por todo o país e mundo.

Foto: Claudio Schwarz/ Unsplash

Desenhando Cenário: Novo Modelo de Sociedade

Entre todos os destaques, esse é o mais latente para o momento que estamos passando agora com as ondas de infecções do Covid-19. Especificamente planejado para o momento, esse curso trata sobre as mudanças econômicas e sociais que estão ocorrendo com a contração econômica que temos nos visto obrigados a passar.

Com ele, conseguimos ter uma visão ampla e bem específica sobre tendências reais de mercado em médio e longo prazo, assim que o grande caos passar. Dessa forma, dá para termos uma percepção de probabilidade de crescimento em setores do comércio, indústria, serviços e Terceiros Setor. Além disso, a identificação de possíveis vagas/funções que terão aquecimento em níveis de contratações para atendimentos a essas demandas. Vamos a um exemplo sobre como identificar essas tendências?

Com o momento da pandemia, muitas pessoas ficaram com picos de depressão devido não terem mais convívio em sociedade, com amigos, familiares e conhecidos. Por consequência, o período pós-pandemia terá uma grande demanda de profissionais de psicologia fazendo atendimentos domiciliares. Vamos a mais um exemplo?

Além dos picos de depressão, muitas pessoas engordaram pelo fato de estarem em casa, sem haver a movimentação corporal de antes, como ir ao trabalho ou ir entregar currículos em empresas. Com o acúmulo de alimentação e menos exercícios, muitos entraram no sobrepeso. Consequentemente, abrirá muitas demandas para profissionais de Educação Física, Nutrição e similares, que envolvam o trato para o emagrecimento. Ainda no meio disso, a demanda de atendimentos em clínicas de estética, também, aumentando diretamente contratações para profissionais da área.

Agricultura Orgânica

Com o alto índice de manifestações de doenças através do uso de produtos químicos em produção alimentar, os alimentos orgânicos vêm sendo cogitados por milhares de famílias como alternativa de saúde. Mesmo que sejam produtos mais caros, muitos optam por pagarem mais, eliminando o consumo de alimentos como o frango com alta carga de hormônios, por exemplo.

Essa não é uma tendência futura, mas sim do momento e que, com o passar do tempo, terão valores reduzidos por se tornarem mais popular, o que hoje ainda não é.

Com o aumento de buscas por esses alimentos, quem atuar no segmento de produção orgânica vai ter muitas oportunidades, seja como contratado/a por alguma empresa, pesquisa ou instituições, como trabalhando de maneira liberal ou autônoma.

Educação Inclusiva

O momento que vivemos passa por algumas mudanças de mentalidades relacionadas à inclusão digital e social de uma forma geral. Com isso, muitas escolas já começaram a cogitar programas que atendam crianças e jovens com algum tipo de problema, seja deficiência física, mental ou qualquer outra. Esse grupo de pessoas precisa de uma atenção muito específica, considerando que muitas delas têm dificuldade para o aprendizado.

Considerando essa tendência de evolução social, em um período breve começaremos a ver muitas contratações de profissionais de ensino que atuem com o conhecimento de educação inclusiva e social. Acompanhando essa evolução, algumas PLs – Projetos de Lei já estão tramitando para que torne essa demanda uma realidade obrigatória. Ainda dentro desses aspectos, devemos considerar que não somente escolas de ensino convencional terão essas demandas, mas também escolas de natação, dança e várias outras, que também possuem demandas de pessoas com limitações, que quase sempre, não continuam por não terem atendimentos personalizados por profissionais capacitados para lidarem com elas.

Marketing Digital

Esse.... nem se fale. Estamos em um boomm do marketing digital como alternativa de faturamento que muitas empresas acharam por terem suas estruturas fechadas temporariamente devido o surto do vírus. Sites estão surgindo a todo vapor, páginas na internet, perfis para divulgações e tantos outros aspectos digitais. No meio disso tudo, temos a figura do profissional do Marketing Digital, que é fundamental para que essas empresas mantenham seus clientes ativos e atraídos para comprarem.

Para tratar sobre esse assunto, temos que entender o Marketing Digital não é somente estratégias de divulgações, mas também análises de resultados, criações de estratégias e pesquisas para identificações de público-alvo.

Esse formato de Marketing é diferente do Marketing Off, que tem outras ferramentas e mecanismos de atuação baseada num comportamento diferente do cliente online.

ALGUMAS INSTITUIÇÕES QUE POSSUEM ESSES CURSOS


  •  edx.org
  •  FGV – Fundação Getúlio Vargas
  •  Fundação Estudar
  •  Senai
  •  Rock University
  •  Brasil Mais Digital



Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete, necessariamente, a posição do Portal Amazônia.

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/