Confira programação completa do Círio de Nazaré 2015 em Belém


Ao todo são realizadas 12 procissões. Foto: Pascom/Divulgação

MANAUS – O Círio de Nazaré, uma das festas religiosas mais tradicionais da Amazônia, deve receber mais de 84 mil turistas na edição 2015. A estimativa apresenta um crescimento de 3% em relação ao ano passado, quando o Pará recebeu 82 mil visitantes. Anualmente, a festa reúne cerca de dois milhões de romeiros em 12 procissões. A 223º edição tem início no próximo dia 6 de outubro e se estenderá até o dia 26.

A abertura oficial do Círio 2015 acontece às 19h em frente à Basílica Santuário. Além do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira e de toda a diretoria da festa, a programação conta com a presença de autoridades de Belém e do Estado. A festa é realizada na capital do Pará, Belém, há mais de dois séculos e é considerada uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo. Todos os anos, os romeiros fazem uma caminhada de fé pelas ruas da cidade em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.


Procissão fluvial. Foto: Pascom/Divulgação

No segundo domingo de outubro, ocorre uma das procissões mais importantes do evento, quando os fiéis partem da Catedral de Belém e seguem até a Praça Santuário de Nazaré. Lá a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, em 2004, o mais longo Círio da história.

Durante a caminhada, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Pelo tamanho e capacidade de mobilização, o Círio de Belém foi tombado em 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.A programação do evento já está disponível. Confira.*Com informações da Setur
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas aprimoram metodologia para reduzir impacto da mineração na Serra dos Carajás

Nova técnica pode ajudar a proteger ecossistemas que abrigam espécies que só existem em áreas ricas em ferro.

Leia também

Publicidade