Aberto edital para escolha da banca organizadora do concurso da Seap do Pará; mais de 1600 vagas serão ofertadas

Certame visa preencher o quantitativo de 1.646 vagas para o cargo de agente penitenciário.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), publica, nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de licitação para a escolha da banca organizadora do concurso público da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que visa preencher o quantitativo de 1.646 vagas para o cargo de agente penitenciário.

O concurso oferece mais de 1.600 vagas para o cargo de agente penitenciário. (Foto:Alex Ribeiro/Agência Pará)

As oportunidades serão para nível médio, e as provas serão realizadas de forma descentralizada em Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

A titular da Seplad, Hana Ghassan, esclarece que esta é mais uma etapa do projeto de fortalecimento na área de segurança pública do Estado. 

“Quando assumimos a gestão, existiam apenas seis agentes penitenciários efetivos no estado do Pará, em 2019 foram nomeados 486 agentes prisionais, e em 2020, foram nomeados mais 581, totalizando 1.067 novos agentes, já nomeados neste governo”, ressaltou a secretária.

Segundo Ghassan, com este novo concurso para o preenchimento de 1.646 vagas de agentes prisionais, o Estado passará a ter 2.713 agentes penitenciários efetivos.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, também comentou sobre a ação do governo em impulsionar mais desenvolvimento na área da segurança, em busca de mais desenvolvimento para o Pará.

“A convocação desse concurso é mais um passo rumo à profissionalização da autossuficiência da Seap na gestão do sistema prisional do Estado, como aparelho imprescindível da sustentabilidade, na queda dos índices de criminalidade, para a política de segurança pública positiva que viemos realizando desde o início do governo”, ressaltou o titular.

PC e PM

Os concursos das polícias Civil e Militar do Pará estão em andamento, no processo de escolha das bancas organizadoras, e vão oferecer 3.900 vagas no serviço público estadual.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade