Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Concurso que elege o melhor café de Rondônia está com inscrições abertas em Cacoal

Concurso que elege o melhor café de Rondônia está com inscrições abertas em Cacoal
A 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) já está com as inscrições abertas. O produtor interessado deve fazer a inscrição em qualquer um dos escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) gratuitamente.



De acordo com informações do G1 Rondônia, as inscrições seguem abertas até o dia 9 de agosto. O evento vai ocorrer no Cacoal Selva Park, em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, em outubro deste ano.






De acordo com o coordenador do concurso, Janderson Dalazen, para participar o produtor precisa ter o café colhido na safra de 2019 e um lote mínimo de cinco quilos do café. Dessas sacas, ele retira uma amostra de três quilos e encaminha para a comissão organizadora, que envolve a Emater de todos os municípios de Rondônia.


Também é importante que o produtor colha o café quando já estiver bem maduro, com mais de 80% dos grãos em ponto cereja e que tenha alguns cuidados básicos.


"Lavar os grãos é interessante, já que é possível remover parte dos defeituosos, os que boiam, os grãos verdes, pois eles são considerados os defeitos da amostra. Depois o café vai para o processo de secagem, onde o ideal é ser feito em uma estufa ou em uma lona, e depois é trabalhar o armazenamento adequado para que a amostra não tenha impurezas ou contaminação", detalhou Dalazen.


Premiação


Nesta edição, o Concafé está como o maior concurso de qualidade do café robusto do Brasil. São cerca de R$40 mil em prêmios para os produtores, que envolve a categoria qualidade e sustentabilidade, além da comercialização dos cafés que serão premiados.


"Já temos parceiros dispostos a pagarem muito mais pelos cafés premiados", afirmou Janderson Dalazen.


O coordenador do concurso acredita que esse concurso incentiva os produtores a investirem mais em qualidade e sustentabilidade na produção do café.


"O produtor tem aos longos dos anos buscado novas técnicas para colher o café mais maduro, secar de forma mais lenta para aumentar essa qualidade, pois ele precisava de alguém que pagasse a mais pelo café dele e nós estamos conseguindo, atraindo compradores através da qualidade do nosso produto. O café de Rondônia é um produto diferenciado que tem agradado os compradores nacionais e até internacionais", complementou.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/