Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Comunidade realizará festival em homenagem ao sauim-de-coleira em Manaus

Comunidade realizará festival em homenagem ao sauim-de-coleira em Manaus
A Comunidade Julião, uma das seis que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, realizará nos dias 20 e 21 de outubro, o 1º Festival do Sauim-de-Coleira. O evento tem por finalidade chamar a atenção para a importância da conservação da espécie, que na comunidade é símbolo ecológico e dá nome a uma trilha de roteiro turístico.

A comunidade é conhecida por já ter sido alvo de um trabalho de monitoramento de grupos de sauins-de-coleira, feito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O festival é uma iniciativa da Associação dos Produtores Rurais do Julião.

“É importante salientar que é a própria comunidade que está realizando o festival exatamente no ano em que a prefeitura criou a APA Sauim de Manaus, visando a conservação da espécie, na área urbana de Manaus. Não poderíamos deixar de apoiar e enaltecer essa iniciativa dos comunitários do Julião, na zona rural do município”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. Na comunidade, ainda existem muitos grupos de sauim-de-coleira e a comunidade reconhece o animal como um símbolo da área.
Foto: Divulgação/Ibama

De acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, serão dois dias com diversas atividades de cunho socioeducativo e também ambiental. “Destacamos também que o festival faz alusão à comemoração em torno do dia 20 de outubro, data instituída em homenagem ao sauim-de-coleira e que chama a atenção para o mascote da cidade”, afirmou o diretor, lembrando que, no âmbito rural, se encontra a maior mancha contínua de floresta onde o animal tem possibilidade mais significativa de preservação.

Comunidade

A comunidade Julião fica situada na margem direita do Rio Tarumã Mirim e o acesso é por meio de lanchas que saem da Marina do Davi, na Ponta Negra. A Trilha do Sauim, que integra o Roteiro Tukorin, leva dois dias para ser cumprido e vai do Julião até a Colônia Central, outra comunidade da reserva. Durante a trilha, os grupos de sauins-de-coleira são facilmente avistados.

A programação do festival contará com torneios de futebol (masculino e feminino), minicurso sobre turismo de natureza, barracas com comidas típicas, oficinas de desenho e capoeira, passeio ciclístico e o Cine Pipoca.

APA Saium-de-Manaus

Em junho deste ano, durante as comemorações da Prefeitura de Manaus, em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou a criação de Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira.
Foto: Divulgação/ICMBio

A APA é formada por um mosaico de áreas protegidas que incluem o Parque Municipal do Mindu, o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Adolpho Ducke, tendo como delimitação os igarapés do Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens (Áreas de Preservação Permanente), além de áreas verdes de loteamentos habitacionais como Cidade Nova, Loteamento Nascentes das Águas Claras, Parque das Garças, Renato Souza Pinto I e II, Ribeiro Júnior, Vila da Barra, Galileia, Nova Cidade, Vila Real, Riacho Doce II e III, Francisca Mendes I e II e Jardim Canarana.

Na oportunidade, o prefeito destacou que a criação da unidade é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade local e vai possibilitar a interligação entre dois importantes fragmentos urbanos: o Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, e a Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/