Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Semas reúne com prefeitos para tratar sobre a UHE de Tucuruí

Semas reúne com prefeitos para tratar sobre a UHE de Tucuruí
Foto: Divulgação/Agência Pará
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promoveu uma reunião com prefeitos, vereadores e gestores de municípios paraenses, como Tucuruí, Nova Ipixuna, Itupiranga, Jacundá, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, na última quarta-feira (3) no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental do Pará (Cimam).

O titular da Semas, Luiz Fernandes, abordou as Oficinas Colaborativas, projeto que terá prosseguimento entre os dias 8, 10 e 12 deste mês tendo os polos de Tucuruí, Itupiranga e Jacundá como sedes. As Oficinas Colaborativas discutem a revisão do Licenciamento Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí, sudeste do Pará. A ideia do projeto é ampliar o diálogo e a construção com as comunidades que são influenciadas direta e indiretamente pelo empreendimento, a fim de debater subsídios para o processo de revisão do licenciamento.

Na oportunidade, Luiz Fernandes apresentou o funcionamento do Cimam, cuja função é monitorar os projetos. O secretário ponderou que o monitoramento se dá no Estado, independente se o empreendimento licenciado é federal, estadual ou municipal. "Iremos monitorar as condicionantes e avisar o órgão para subsidiar a gestão ambiental", disse Luiz Fernandes. Dessa forma, o Governo trabalhará em conjunto com as prefeituras, como reiterou o secretário adjunto de Regularização Ambiental da Semas, Thales Belo. “Faremos uma ação corretiva com o apoio da prefeitura”.

Sobre as Oficinas Colaborativas, Thales considerou que é uma estratégia que qualifica a questão social do projeto. “Iremos dialogar para abordar os programas elencados e a conscientização sobre o empreendimento licenciado, o que a comunidade entende que deve ser desenvolvido. Queremos que eles sejam protagonistas desta ação”.

Os participantes, de forma consensual, parabenizaram o titular da Semas pela iniciativa de mostrar o trabalho desenvolvido. O prefeito de Tucuruí, Jones William, avaliou que a união do município e do estado fortalece o desenvolvimento amplo. “É importante que tenhamos o Governo do Estado como o nosso parceiro para desenvolver um trabalho em conjunto”. Jones entregou uma carta assinada por prefeitos da região, indicando que a Semas represente os municípios, verificando o andamento de um plano de ações ambientais, junto a empresa que gerencia a Usina Hidrelétrica.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/