Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

No Pará, operação Corpus Christi cumpre decreto que fecha praias e balneários de Belém, Salinas e Barcarena

up_ag_20102_3b7cedc7-32b6-fd41-5adc-1aa2b521e8e0

Para prevenir a proliferação da Covid-19, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11), quando é comemorado o feriado religioso de Corpus Christi, agentes do Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros montaram barreiras de fiscalização no acesso das praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina, em Salinópolis, um dos locais mais procurados nas férias escolares e feriados. O mesmo aparato foi feito, também, nas praias de Mosqueiro, distrito de Belém, e Caripi, em Barcarena. A operação, que ocorrerá até o domingo (14), é coordenada pela Secretaria de Segurança pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Barreiras de fiscalização estão nos acessos das praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina, em Salinópolis. (Foto:Divulgação/agência Pará)

A ação se baseia no Decreto Estadual nº 800, que contém as medidas para manter o isolamento social no combate à proliferação da Covid-19. Entre elas, está a determinação do fechamento de praias, igarapés, balneários, clubes e similares, além da suspensão do transporte coletivo intermunicipal por meio rodoviário ou hidroviário.

Ao todo, 1.200 servidores estão empregados em toda a operação, entre agentes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Defesa Civil e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

"Nós trabalhamos conjuntamente para hoje deflagrar essa operação, que conta com ações de ostensividade, de prevenção e de orientação à população, desde a saída da Região Metropolitana de Belém, até nos balneários e praias" - Rômulo Rodovalho, secretário adjunto Operacional da Segup.


Sanções 

Polícia Militar e Detran agem para evitar aglomerações. (Foto:Divulgação/Agência Pará)
Além das ações ostensivas e preventivas no combate à criminalidade, a operação também vai dar orientações sobre o cumprimento do decreto governamental.


"Caso haja necessidade, vamos aplicar advertências e multas tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Infelizmente, o momento ainda exige cautela e consciência da população paraense, pois o vírus ainda circula entre nós, tanto na capital quanto no interior", enfatiza o secretário.


O decreto proíbe aglomerações e determina a adoção das medidas de higiene pessoal e do uso de máscara para conter a proliferação da Covid-19. Também dispõe sobre as penalidades em caso de descumprimento das determinações, que incluem multa diária de até R$ 50 mil, embargo ou interdição de estabelecimentos e até prisão por desobediência.


Reforço


A Polícia Civil está com reforço e funcionamento 24 horas nas seguintes delegacias: Cremação, Marambaia, Icoaraci, Marituba, Mosqueiro, Outeiro e Benevides. O Corpo de Bombeiros faz orientação nas praias e balneários sobre as determinações do decreto governamental. A Polícia Militar – que também atua para evitar aglomerações – e o Detran estão com barreiras nas vias de acesso a praias e balneários. O GFlu está fiscalizando portos da Região Metropolitana de Belém, com apoio da Arcon, e também praias e balneários.

Veja mais notícias sobre CidadesPará.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/