Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

La Niña pode provocar chuvas acima da média nos próximos meses na Amazônia

La Niña pode provocar chuvas acima da média nos próximos meses na Amazônia
O inverno amazônico, como é chamado o período chuvoso na Amazônia, que ocorre em algumas áreas entre dezembro e abril, pode ter índices pluviométricos acima do normal. Isso porque a região está sob efeito do fenômeno La Niña - de fraca intensidade -, que favorece a formação de nuvens e, consequentemente  aumento no volume das chuvas. As informações são do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro.
La Niña é considerado o contrário do El Niño, mas interfere nas mesmas proporções no clima da atmosfera. Foto: Reprodução/Shutterstock
A cidade de Manaus (AM) teve nesta terça-feira (27) uma amostra do que pode ser o inverno amazônico de 2017 com a forte chuva que caiu sobre a capital. Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os pluviômetros espalhados pela cidade registraram, desde as primeiras horas da manhã, de 82,4 milímetros (mm) a 112 mm de chuva, mais da metade prevista para todo o mês de dezembro, que de 190 mm a 200 mm.

"Além disso, de 1º de dezembro até o dia 26, foram registrados 333,6 milímetros de chuva. Somado o acumulado mensal com o registrado nesta terça-feira (27), que foi de 116,6 milímetros, a quantidade de chuva irá ultrapassar os 415 milímetros, mais que o dobro da média para todo o mês", explica Ribeiro.

Sobre dezembro, ele destaca que ainda temos mais alguns dias para o término do mês. "Podemos afirmar que as chuvas ficarão com volumes bem acima da média. A previsão para os próximos dias é de tempo instável com chuva e trovoadas, mas a princípio a chuva não será volumosa e intensa como a da última terça-feira (27)", completa.

Sipam prevê dias quentes e chuvosos em Manaus

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as condições do tempo para os próximos três dias indicam céu variando de nublado a parcialmente nublado. Quanto a ocorrência de chuvas, nesta quarta-feira (28) pode chover a qualquer hora do dia. Já na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), a tendência é de eventos isolados de chuva. Nestes dias as temperaturas devem variar entre mínimas de 23°C e máximas entre 29°C e 31°C. "Em resumo, a previsão indica redução no volume das chuvas e elevação das temperaturas, se comparadas a esta terça-feira (27)", conclui a previsão.

Entenda
 
Arte: Luiz Eduardo Miranda/Portal Amazônia
Em geral, o La Niña ocorre em intervalos de dois a sete anos e dura nove a 12 meses, mas existem registros de episódios com duração de mais de dois anos. Ele também ocorre com menor frequência que o El Niño.O fenômeno interfere nas condições climáticas da atmosfera e provoca, por exemplo, na Colômbia e na Austrália, chuvas abundantes e até enchentes. Por outro lado, pode provocar diminuição das chuvas no oeste da Argentina e do Chile, no Peru, Paraguai e Equador.

No Brasil, os efeitos são diferentes e quase opostos aos do El Niño, pois ocorrem chuvas mais abundantes no norte e leste da Amazônia, o que eleva a vazão do Bacia Amazônica e pode provocar cheias acima do normal. No Nordeste também ocorre um aumento de chuvas. Já na região Sul, pode levar a secas severas e aumento das temperaturas, prejudicando as atividades agrícolas da região. No Sudeste e Centro-Oeste os efeitos são imprevisíveis, de secas a inundações e tempestades.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/