Inmet alerta para risco de temporais em estados da Amazônia

Estão na região de perigo os estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

Dez estados, do extremo norte do país até o litoral paulista, estão em situação laranja, de perigo, para tempestades. Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia e estão válidos até o fim da manhã desta terça-feira (29).

Estão na região de perigo os estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. (Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil)

Estão na região de perigo os estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Também fazem parte da área em alerta laranja a metade oeste do Pará, o norte e o leste de Mato Grosso do Sul e o sul do Rio de Janeiro.

Nessa grande área do país, pode ocorrer tempestade forte ou pode chover de maneira moderada durante muito tempo. Além disso, a velocidade do vento pode chegar a 100Km/h.

A combinação da chuva com a ventania traz risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por isso, quando começar a chover, procure um local seguro; evite usar aparelhos ligados a tomadas, como um celular carregando, e fique longe de estruturas altas que podem cair ou receber descargas elétricas, como torres, postes, árvores e placas de propaganda.

Quem estiver próximo de rios deve ficar atento às chamadas trombas d’água, que podem alagar as encostas rapidamente e com força para carregar o que estiver pelo caminho. Já quem estiver no litoral, do Espírito Santo até o Paraná, deve redobrar a atenção, porque existe o risco de ressaca até o fim desta semana.

Em caso de perigo ligue gratuitamente para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou para a Defesa Civil no 199.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade