Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Hemopa começa campanha de doação de sangue alusiva à Copa do Mundo

Hemopa começa campanha de doação de sangue alusiva à Copa do Mundo
Junho é sinônimo de festa e alegria. Mas para o aposentado Sebastião da Costa, este mês significa o fechamento de um ciclo. Depois de 45 anos como doador regular de sangue, ele fará sua última doação neste sábado (09). “Estou completando uma missão em minha vida. E isso me deixa muito orgulhoso”, disse Sebastião, que começou a doar quando uma vizinha precisou de sangue.

O fato foi tão marcante, que ele lembra a data exata da primeira doação: 09 de setembro de 1973. “Uma senhora que morava pertinho de casa adoeceu e precisou de transfusão. Aquilo me motivou muito e, desde então, passei a doar sangue de dois em dois meses”, contou.


Foto: Divulgação

Morador do Distrito de Outeiro, em Belém, Sebastião precisa de dois ônibus para chegar à sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), no Bairro de Batista Campos, e mais dois para voltar. O esforço, no entanto, é recompensado, “porque sei que muita gente precisa de sangue. Sou uma pessoa que tem boa saúde e posso ajudar. Por que não fazer?”.

A última doação se deve ao fato de o aposentado completar 69 anos em julho. Segundo a legislação que rege os hemocentros brasileiros, a faixa etária para se candidatar à doação é de 16 a 69 anos. E a data escolhida para esse último ato voluntário foi a abertura da “Campanha da Copa”, realizada pela Fundação Hemopa para estimular a doação de sangue.

Solidariedade 

Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, o objetivo principal da iniciativa é sensibilizar entidades e pessoas ligadas ao esporte. “No período de 09 a 16 de junho teremos atrações culturais e esportivas, caravanas solidárias, aniversariante solidário, estandes de parceiros e lanche especial junino para os doadores. Tudo foi pensado com muito carinho para receber nosso doador”, informou a gerente.

Tendo como tema “A solidariedade os une. Doe sangue”, a ação deve mobilizar mais de 2 mil voluntários durante a semana. “O momento é festivo, mas a causa é nobre. Essa programação tem um sentido muito maior, que é proporcionar melhoria à  saúde de quem depende de uma transfusão”, reiterou Juciara Farias.

Para ser candidato à doação de sangue basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses, e mulheres a cada três meses.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/