Governo federal reconhece situação de emergência no Amazonas e Tocantins

O Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu, nesta sexta-feira (7), a situação de emergência em 14 municípios nos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Com a medida, as cidades poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Em decorrência da estiagem, foram reconhecidas 12 cidades: Iraquara, Livramento de Nossa Senhora, Poções e Santa Maria da Vitória, na Bahia; Divisa Alegre, Minas Novas, São João do Pacuí e Senador Modestino Gonçalves, em Minas Gerais; Canutama, Envira e Guajará, no Amazonas; e Arraias, no Tocantins.

Já o município de São Roque, em São Paulo, foi reconhecido pelo vendaval que atingiu a cidade. Em Sergipe, Ribeirópolis teve a situação de emergência motivada pela seca.

Além de viabilizar o fornecimento de água tratada para a população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal – da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) -, o reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil. Também é possível obter a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade