Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

FVS-AM capacita escolas e faculdades para retorno gradual às atividades presencias

Captura-de-Tela-2020-08-14-as-11.11.03
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) em parceria com o Instituto Educações e apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas – SinepeAM realiza nesta sexta-feira (14), treinamento on-line voltado para as "Normas e recomendações para o retorno gradual das atividades presenciais na educação". O evento ocorre a partir das 10h (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal do You Tube e Fan Page do Instituto Educações.



Além das escolas e instituições de ensino superior da rede privada, participarão o Institito Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os sindicatos das instituições de ensino privado de Rondônia e São Paulo. O evento também contará com a presença do Dr Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES.



Para a transmissão foram convidados colaboradores administrativos, merendeiras, membros das equipes pedagógicas, professores e estudantes representantes de turma das redes pública e privada, os quais acompanharão a apresentação, ao vivo. Para participar, basta se inscrever no canal do Instituto Educações no YouTube ou Fan Page no Facebook.



A capacitação será ministrada pelos os representantes da FVS, a coordenadora da Comissão de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Tatyana Amorim e o Chefe de Departamento de Vigilância Sanitária em exercício, Jackson Alagoas, que discorrerão em relação as medidas de segurança e imediatas notificações, em casos de suspeitas de síndromes gripais.



A FVS-AM tem como missão buscar a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Amazonas, por meio da promoção e proteção à saúde, mediante ações integradas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial, bem como o controle de doenças e agravos, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais.

Normas e recomendações para o retorno gradual das atividades presenciais na educação. (Foto:Reprodução/Zoom)

A instituição atua há mais de 15 anos em Vigilância em Saúde no Amazonas e possui vasta experiência no controle de surtos, epidemias, pandemias, desastres naturais e antrópicos e demais situações inusitadas que coloquem em risco a saúde da população amazonense. Trata-se de uma das poucas Instituições públicas no Brasil dedicada exclusivamente à vigilância em saúde, sendo referência regional, nacional e internacional na sua área de atuação e a única plenamente em atividade no país.



Atualmente, é o órgão do Governo do Amazonas, que emite diariamente o boletim com cenário epidemiológico de Covid-19 no Estado, que na última edição registrou o marco de 92.335 o número de pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença e tem 108.920 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira (12/08).



Para a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, a rede de educação precisa assegurar as medidas preventivas na comunidade escolar. "A desaceleração do casos em Manaus é importante, mas o risco não passou e até o momento não há remédios ou vacina para evitar a Covid-19, portanto, é essencial o uso de máscaras, higienização frequente das mãos e manter o distanciamento seguro entre as pessoas", salientou.



O presidente do Instituto Educações, professor Rony Siqueira, mediador da capacitação, destaca a importância de termos a educação pública e a privada no mesmo evento. "Estamos unidos com um único propósito, preservar vidas usando a maior arma que temos: O conhecimento. Acredito que essas boas práticas de higienização das instituições de ensino serão reproduzidas em outros ambientes, ajudando no combate à pandemia".

Confira o treinamento ao vivo:

Veja mais notícias sobre CidadesSaúdeEducação.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/