Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Abril 2021

Conheça 4 personalidades negras na Amazônia

MANAUS - A Amazônia é marcada pela presença e forte representatividade negra. Diversas personalidades foram destaque nos estados da região por suas atividades. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, listamos personalidades negras na história da região que merecem destaque. Confira:1. Eduardo Gonçalves Ribeiro
Eduardo Gonçalves Ribeiro foi Governador do Amazonas no período de 23 de julho de 1892 a 23 de julho de 1896. Eduardo tinha uma visão desenvolvimentista. Durante seu governo, mandou fazer o Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro da Sete de Setembro, o Palácio de Justiça e inúmeras outras obras. 
Foto: Divulgação2. Padre Daniel Pedro Marques de Oliveira
Daniel Pedro Marques de Oliveira era vigário e se tornou Deputado Provincial. Passou toda a sua vida na proteção de fugitivos de cativeiro, na denuncia de escravocratas violentos e no incentivo ao abolicionismo. A cor de sua pele era manejada para desqualificar seus discursos e menosprezar suas ações enquanto cidadão livre. Mesmo assim conseguiu atuar durante uma década como Deputado Provincial do Amazonas.3. Manuel Urbano da Encarnação
Manuel Urbano da Encarnação foi o primeiro navegador dos rios Acre, Purus e mais tarde Juruá, a ocupação das terras acreanas por brasileiros teve início em 1861, quando Manuel Urbano da Encarnação penetrou na bacia do rio Acre, viajando por vinte dias até a nascente. Também fundou, em 1874, o povoado de Canutama, hoje município do interior do Amazonas. Recebeu a patente de Tenente-Coronel do Governo Brasileiro, por ser responsável pelos índios Paraná-Pixuna.
4. Dominico Borges
Dominico Borges, ou Dódo, era o craque do Euterpe Football Club, o primeiro e único time do Brasil formado apenas por negros. O time não só aceitava apenas negros entre os jogadores como também entre os sócios. Fundado em seis de setembro de 1919. O “dragão negro” da Amazônia, que vestia as cores verde e branco, disputou os campeonatos amazonenses de 1920, 1921, 1922, 1923 e 1927.
O time era extremamente popular. Contava com a simpatia da torcida e de um vasto público de admiradoras. A mais famosa dela, uma bela jovem chamada Suzanna, chegou a ser mencionada em notas das colunas sociais do época, isso demonstrava a popularidade do time.
Time do Euterpe Football Club. Foto: Reprodução/ Acervo Carlos Zamith

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/