Círio 2020: Exposição dos Carros de Promessa começa nesta quinta em Belém

A exposição ficará até a véspera do Círio, 09 de outubro.

Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré realiza uma breve exposição dos carros de promessa, em frente à Basílica Santuário, antes do transporte para o balcão da CDP. Neste ano, por conta das mudanças na realização do Círio, não haverá este transporte. Pensando em manter a tradição, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza a exposição dos carros na Praça Santuário, a partir de 01 de outubro, ficando até a véspera do Círio, 09 de outubro.

Exposição. (Foto:Soraya Montanheiro/ASCOM Guarda de Nazaré)

A iniciativa visa dar a oportunidade da população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio e, excepcionalmente este ano, para que os devotos possam depositar seus objetos de promessa, os ex-votos, que serão recolhidos diariamente e encaminhados para a Basílica Santuário.

A DFN fará o transporte dos carros para a Praça nesta quinta, a partir das 7h, com apoio da Guarda de Nazaré.

Carros em exposição: Barca com Remos e Barca Portuguesa.

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova (em exposição na Estação das Docas), Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.

Um pouco da história

O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade