Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Outubro 2020

Círio 2020: Exposição dos Carros de Promessa começa nesta quinta em Belém

whatsapp-image-2019-10-09-at-080234

Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré realiza uma breve exposição dos carros de promessa, em frente à Basílica Santuário, antes do transporte para o balcão da CDP. Neste ano, por conta das mudanças na realização do Círio, não haverá este transporte. Pensando em manter a tradição, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza a exposição dos carros na Praça Santuário, a partir de 01 de outubro, ficando até a véspera do Círio, 09 de outubro.

Exposição. (Foto:Soraya Montanheiro/ASCOM Guarda de Nazaré)

A iniciativa visa dar a oportunidade da população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio e, excepcionalmente este ano, para que os devotos possam depositar seus objetos de promessa, os ex-votos, que serão recolhidos diariamente e encaminhados para a Basílica Santuário.

A DFN fará o transporte dos carros para a Praça nesta quinta, a partir das 7h, com apoio da Guarda de Nazaré.

Carros em exposição: Barca com Remos e Barca Portuguesa.

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova (em exposição na Estação das Docas), Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.

Um pouco da história


O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Veja mais notícias sobre CidadesNotíciasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 27 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/