Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Chuva de granizo surpreende moradores em Tocantins e no Pará

Chuva de granizo surpreende moradores em Tocantins e no Pará
Neste domingo (15), foi dia de chuva em muitas cidades amazônicas, mas de forma especial, para moradores de Dueré no Tocantins e Igarapé-Miri no Pará que receberam chuva de granizo.


Segundo o Portal de Notícias G1 - Tocantins, moradores de Dueré, na região sul do estado, comemoraram a chegada de chuva na cidade. Para o senhor José Edson, de 54 anos, não chovia na região há mais de três meses. "Essa foi a primeira chuva boa que tivemos. Estamos em um verão muito seco e essa é a segunda vez que vejo uma chuva de granizo em Dueré", comentou o morador.

Registros foram feitos por vários moradores e em alguns pontos da cidade as pedras de gelo cobriram o chão. Até o momento não há informação de estragos causados pela chuva. Não há registro de quanto de chuva caiu na região. "É normal que aconteça pelo tipo de tipo de nuvens da nossa região, que têm essa característica de tempestade e eventualmente produzem a queda de granizo", afirma o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins José Luiz Cabral. 

Esta é a segunda chuva de granizo registrada na região sul do estado em setembro. Na última semana, o fenômeno foi registrado em Formoso do Araguaia.

Em Igarapé-Miri, nordeste do Pará, também houve registro de chuva forte com granizo na cidade, neste domingo.  Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva de granizo é rara e acontece quando a temperatura baixa do solo se junta com a alta umidade. Quando este fenômeno acontece, as pedras de gelo que se formam dentro das nuvens não derretem antes de chegar ao solo.Assista ao vídeo registrado por moradores de Igarapé-Miri (PA):


 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/