Amazonas prorroga por mais 30 dias decreto que mantém bares e balneários fechados; segundo Wilson não há 2ª onda de Covid-19


Segundo o governador, mesmo com aumento no número de casos, o Estado não tem indicativo de 2ª onda da doença e que não há necessidade de lockdown.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (27), o governador do Amazonas Wilson Lima anunciou a prorrogação por mais 30 dias do decreto que fecha bares e balneários em Manaus. A medida que vale desde o dia 25 de setembro mantém a proibição de funcionamento também em casas de show, flutuantes e praias. Restaurantes e lojas de conveniência continuam operando até as 22h.
Governador do Amazonas Wilson Lima. (Foto:Reprodução/Redes Sociais)

Segundo o governador, mesmo com aumento no número de casos, o Estado não tem indicativo de 2ª onda da doença e que não há necessidade de lockdown.

“Nós não temos indicativo de segunda onda, mas há algumas situações que tem nos deixado em estado de alerta”, disse o governador.

Entre as outras medidas anunciadas pelo governador para o combate da doença, está um plano de ampliação da rede hospitalar em Manaus, com a disponibilização de mais UTI’s, ampliação de leitos clínicos, mudança no feriado do dia do servidor, a fim de reduzir aglomerações e a não abertura dos cemitérios no dia de finados.

No interior, Wilson ressalta que o aumento no número de casos, se deve a aglomeração feitas por candidaturas políticas. “Os eventos políticos, convenções, reuniões e caminhadas fizeram com que os casos aumentassem no interior, além do período chuvoso que favorece os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, disse.

Covid-19

Segundo Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), divulgado nesta segunda-feira (26) foram registrados 344 novos casos de Covid-19 e o total de infectados subiu para 157.668. O número de mortes chegou a 4.460, com mais 14 óbitos contabilizados – 5 ocorridos nas últimas 24 horas e 9 confirmados após investigação.  Outras 18.749 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 11,89% dos casos confirmados ativos.

Dos casos confirmados, há 359 pacientes internados, desses, 252 estão em leitos clínicos (51 na rede privada e 201 na rede pública), 96 em UTI (52 na rede privada e 44 na rede pública) e 11 em sala vermelha na rede pública, que é a estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade