Por que 19 de abril virou o Dia dos Povos Indígenas no Brasil?

Data marca a luta e a resistência dos povos tradicionais brasileiros em busca de seus direitos

O dia 19 de abril é conhecido no Brasil como o Dia dos Povos Indígenas, data que marca a luta e a resistência dos povos tradicionais brasileiros em busca de seus direitos. Mas você sabe por que essa data foi escolhida para ser o Dia dos Povos Indígenas?

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em 1940, o primeiro congresso indigenista interamericano, reunido no México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.

Essa recomendação, de nº 59, propunha:

1. o estabelecimento do Dia dos Povos Indígenas pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;

2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia dos Povos Indígenas, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembleia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do decreto:

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o “Dia dos Povos Indígenas”, decreta:

Art. 1º – considerado – “Dia dos Povos Indígenas” – a data de 19 de abril.

Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

A recomendação de institucionalização do Dia dos Povos Indígenas tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. 

Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do 19 de abril, às vezes, estendida por uma semana, a Semana dos Povos Indígenas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade