Festival celebra identidade, talento e diversidade dos jovens ribeirinhos

O Festival Juventudes reúne os resultados dos projetos desenvolvidos pela FAS em comunidades ribeirinhas, por meio do Programa de Educação para a Sustentabilidade.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realiza a quarta edição do ‘Festival Juventudes’, evento que celebra a identidade, a cultura, o talento e as produções artísticas, e científicas da juventude indígena e ribeirinha do Amazonas. Neste ano, o festival será em formato digital, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e do Facebook da FAS.

O Festival Juventudes reúne os resultados dos projetos desenvolvidos pela FAS em comunidades ribeirinhas, por meio do Programa de Educação para a Sustentabilidade. Os protagonistas são os estudantes dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da FAS, nas comunidades do Tumbira e Três Unidos, localizadas em Unidades de Conservação do Rio Negro. 

“É um evento que celebra a diversidade da juventude da floresta e seus talentos, possibilitando que jovens indígenas e ribeirinhos expressem suas ideias, suas produções e aprendizagens. Neste ano, mesmo com a Pandemia, conseguimos realizar algumas ações, tivemos que nos reinventar e realizar essa quarta edição do Festival Juventudes online. É uma forma de resistência e valorização das produções dos jovens, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade, estimulando o debate e as reflexões, dando voz às juventudes, explica o gerente do Programa, Anderson Mattos.

Durante a programação, os estudantes farão apresentações com temáticas de educomunicação, práticas agroecológicas, leitura e artes. Segundo o coordenador dos projetos da FAS, Amandio Silva, a expectativa do evento é ter dois dias intensos de atividades.

“Vamos apresentar o conteúdo consolidado dos projetos ‘Repórteres da Floresta’ e ‘Práticas Agroecológicas’. No Repórteres, os alunos apresentarão os vídeos produzidos e o ‘Guia para Educomunicadores’. Já em Práticas, serão apresentadas quatro cartilhas elaboradas pela equipe dos Núcleos, com os temas horta, composteira, sistemas agroflorestais e criação de aves”, adianta o coordenador.

Além das apresentações, acontecerá um intercâmbio dos estudantes com especialistas convidados, parceiros da FAS e membros de outros núcleos. O formato digital, com transmissão em tempo real de diferentes comunidades, possibilitará a interação entre os participantes, promovendo um diálogo sobre temas como juventude, protagonismo, sustentabilidade, educação e futuro.

Os projetos

Por meio de seu Programa de Educação para a Sustentabilidade, a FAS desenvolve diversos projetos educacionais, como o Incentivo à Leitura e à Escrita (Incenturita), o Intercâmbio de Saberes, o Jovens Empreendedores, as Práticas Agroecológicas, o Pequenos Curupiras e o Repórteres da Floresta. Todos os projetos são desenvolvidos nos NCS e têm patrocínios da Samsung e o apoio das Americanas, e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade