Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Chuvas em Manaus causam lentidão no trânsito, alagamentos, deslizamentos de barranco e outras ocorrências

Torquato Tapajós parada

Chove em Manaus e parte da região metropolitana desde a madrugada desta segunda-feira (23). Até o momento, de acordo com a Defesa Civil vários pontos de alagamentos, deslizamentos de barrancos e desabamentos de muros. Não há registros de vítimas.

Segundo dados pluviométricos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Porto de Manaus e Prefeitura de Manaus, e Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC) desde a 00h até as 10h, desta segunda, já choveu 111 mm de média para a cidade.


O primeiro balanço fechado às 10h,  pela Central de Emergência 199 da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, da Prefeitura de Manaus, registra 42 ocorrências ocasionadas pela forte chuva.


"Estamos em monitoramento desde as primeiras horas da chuva com as prioridades de atendimento nas situações de desabamento e deslizamento. Todas as ocorrências registradas até o momento já estão na programação de atendimento", explicou a diretora de Operações do órgão, Bibiane Araújo.


O Departamento de Operação informa que o Disk 199 está em funcionamento 24h.


Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo "Prevenção", na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou, acessar https://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados. Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Trânsito

O trânsito nas principais avenidas de Manaus está complicado, além da lentidão, há vários acidentes, carros parados e pontos das avenidas coberto pela água, Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a avenida Torquato Tapajós apresenta lentidão por conta do transbordamento de um igarapé na altura do clube Municipal.


Ocorrências no Defesa Civil


Até as 9h, o número das ocorrências na Central 199 da Defesa Civil, sendo cinco de alagação, nos bairros Monte das Oliveiras, Manaoa, Colônia Terra Nova, Alvorada e São José; quatro deslizamentos de barranco na Compensa, Novo Israel e Colônia Terra Nova; três desabamentos, nos bairros Manoa, Petropólis e São Francisco; e, um desabamento de muro no bairro Jesus Me Deus.


Outros registros

O Corpo de bombeiros do Amazonas foi acionado para retirada de pessoas que estão presas em um motel, que fica na avenida Torquato Tapajós, e segundo informações da equipe do Auto Bomba Tanque (ABT-24) do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), estão aguardando a chegada do bote para retirada das vítimas.

Um empresa de produção de eletroeletrônicos, que também fica localizada na avenida Torquato Tapajós foi inundada em função do transbordamento de igarapé que fica nas proximidades.

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/