Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Belém é uma das cidades indicadas para sediar fórum pan-amazônico de 2022

A cidade Belém foi indicada para ser sede do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), que será realizado no segundo semestre de 2022. A indicação foi feita pelo conselho do Fospa.

O Fórum foi criado em 2002, com a ajuda do atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. O evento tem como objetivo a defesa da Amazônia e seus povos, combate ao neoliberalismo, alterações climáticas, além de proporcionar convivência intercultural.

A escolha da sede do evento será decidida nesta quinta-feira (25) pelo conselho, formado por representantes dos nove países que fazem parte do evento social, entre eles, Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Guiana Francesa/Caiena, Suriname, República Cooperativa de Guiana, Equador e Bolívia.

Segundo o prefeito Edmílson Rodrigues, Belém é uma cidade importante no cenário amazônico e que, por isso, possui um papel estratégico em diversos aspectos. "A nossa vontade de ter o fórum em Belém é porque a cidade cumpre um papel estratégico geopolítico, na defesa da democracia e de um projeto baseado na justiça social e no equilíbrio ecológico", explicou.

Edições

O Fórum Pan-Amazônico é realizado a cada dois anos. A última edição foi em 2020, na cidade de Mocoa, na Colômbia. O evento foi no formato virtual, por causa da pandemia do coronavirus.

Caso seja escolhida, a cidade de Belém sediará pela terceira vez o evento, sendo anfitriã nas duas primeiras edições do Fospa, realizadas em 2002 e 2003. "Belém é uma cidade que tem tradição para esses encontros. Já foi sede do Fórum Social Mundial, além de ter sediado duas vezes o Fórum Pan-Amazônico e o segundo Encontro Americano pela Humanidade e Contra o Neoliberalismo", finalizou Luiz Arnaldo Pontes, integrante do Comitê/Belém do Fospa.

Veja mais notícias sobre NotíciasAmazôniaCidadesPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/