Belém é uma das cidades indicadas para sediar fórum pan-amazônico de 2022

Escolha da sede do evento será decidida nesta quinta-feira (25) pelo conselho do Fospa

A cidade Belém foi indicada para ser sede do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), que será realizado no segundo semestre de 2022. A indicação foi feita pelo conselho do Fospa.

O Fórum foi criado em 2002, com a ajuda do atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. O evento tem como objetivo a defesa da Amazônia e seus povos, combate ao neoliberalismo, alterações climáticas, além de proporcionar convivência intercultural.

A escolha da sede do evento será decidida nesta quinta-feira (25) pelo conselho, formado por representantes dos nove países que fazem parte do evento social, entre eles, Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Guiana Francesa/Caiena, Suriname, República Cooperativa de Guiana, Equador e Bolívia.

Segundo o prefeito Edmílson Rodrigues, Belém é uma cidade importante no cenário amazônico e que, por isso, possui um papel estratégico em diversos aspectos. “A nossa vontade de ter o fórum em Belém é porque a cidade cumpre um papel estratégico geopolítico, na defesa da democracia e de um projeto baseado na justiça social e no equilíbrio ecológico”, explicou.

Edições

O Fórum Pan-Amazônico é realizado a cada dois anos. A última edição foi em 2020, na cidade de Mocoa, na Colômbia. O evento foi no formato virtual, por causa da pandemia do coronavirus.

Caso seja escolhida, a cidade de Belém sediará pela terceira vez o evento, sendo anfitriã nas duas primeiras edições do Fospa, realizadas em 2002 e 2003. “Belém é uma cidade que tem tradição para esses encontros. Já foi sede do Fórum Social Mundial, além de ter sediado duas vezes o Fórum Pan-Amazônico e o segundo Encontro Americano pela Humanidade e Contra o Neoliberalismo”, finalizou Luiz Arnaldo Pontes, integrante do Comitê/Belém do Fospa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade