Belém é cenário de romance escrito por autor de São Paulo

Uma viagem à atmosfera de Belém do Pará, junto aos meandros da Floresta Amazônica. Uma história que acontece a partir dos anos 1980, com aspectos marcantes de um amor do passado, que se mistura ao presente e ao futuro dos personagens. Este é tema do livro Névoa de superfície‘, primeiro romance do advogado paulista Domício Pacheco e Silva, lançado pela editora Terceiro Nome.

Na trama, o paulista Pérsio Ângelo da Silveira e a cantora Isadora Solitude se apaixonam em Belém do Pará, mas separam-se quando ela se muda para a Europa, reencontrando-se anos depois. Pérsio transita por intensos questionamentos e até por uma fuga da realidade, trazendo ao leitor uma reflexão sobre suas próprias certezas em uma história de amor.

“Tanto os personagens como a trama, embora sejam produtos exclusivos de minha imaginação, têm uma base sólida na realidade. Inspirei-me em lugares e pessoas que existem ou existiram; em situações que vivi ou testemunhei e em fatos que me foram narrados ou presenciei”, afirma Pacheco e Silva.

Traços culturais do Norte do país são explorados na narrativa em 168 páginas. “Também me inspiraram os poemas, as canções e as lendas amazônicas, sem falar nos pratos da culinária que o homem paraense desentranha da floresta todos os dias, há centenas de anos”, conta o autor.

Silva esteve no Pará em diversas ocasiões nos últimos 30 anos. “Fui a trabalho, depois a passeio, e finalmente para pesquisas. Mergulhei durante os últimos cinco anos em estudos sobre a região. O livro é uma tentativa de mostrar um pouco da Amazônia paraense que eu tive a oportunidade de ver, ouvir, respirar e sentir desde o início dos anos de 1980”, explica. É possível encontrar a obra em livrarias como a Martins Fontes Paulista e a Livraria Cultura, por R$ 39.

Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade