Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Sesc abre inscrições para projeto de incentivo 'Imagens Cotidianas' no Pará

Para fomentar e divulgar a produção paraense de artes visuais/fotografia, o 'Imagens Cotidianas' está com inscrições abertas até o dia 10 de Março, no  site do Sesc no Pará. O cotidiano amazônico em suas variadas interpretações artísticas visuais é a temática desta edição do projeto realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará.

Nesta quarta edição, o Sesc oferece quatro incentivos de quatro mil reais a cada, sobre os quais incidirão os impostos devidos. Dois incentivos serão para ensaios fotográficos documentais, jornalísticos ou artísticos e dois incentivos para produções em artes visuais (desenho, escultura, gravura, multimídia, performances, pintura), para obras realizadas em território paraense entre 2015e 2020.

Esse ano, considerando o contexto atual de restrições no qual estamos imersos e sendo os artistas uma das classes mais afetadas pela falta de trabalho e oportunidades, o certame será aberto a autoras(es) paraenses no campo das Artes Visuais e Fotografia. O objetivo é fomentar e divulgar a produção paraense por meio de exposições virtuais, assim como valorizar a cultura amazônica a partir da criação e do olhar de quem vivencia esse cotidiano.

.

Acervo Máquinas para Filosofar. Foto: Paula Sampaio

O incentivo, promovido pelo Sesc, por meio do Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver -o- Peso, faz parte da programação cultural e educativa desenvolvida na instituição referenciada no acervo "Máquinas para filosofar", composto por 89 máquinas fotográficas e outros equipamentos manufaturados datados dos séculos XIX e XX em exposição permanente desde 2010 na Unidade, e que inspira a reflexão e as práticas aplicadas a fotografia.

Os ensaios fotográficos serão avaliados levando-se em consideração a originalidade, a relevância cultural, capacidade de comunicação de uma informação/ideia/história a partir da temática proposta(o cotidiano amazônico), a qualidade técnica e a apresentação final do ensaio. A escolha será feita por uma comissão de seleção convidada pelo Núcleo de Fotografia do Sesc especialmente para esse fim.

Os interessados precisam ser comprovadamente residentes e domiciliados há pelo menos três anos no estado do Pará, e podem inscrever somente um ensaio que não tenha sido premiado anteriormente (serão aceitos ensaios já apresentados total ou parcialmente ao público por meio de exposições ou mídias diversas, desde que não tenham recebido premiações de qualquer espécie ou menções especiais). É vedada a participação dos ganhadores do Incentivo das versões de 2019/2020, mas os convidados e agraciados com menções honrosas e destaques nessas edições podem participar .

O resultado da seleção será publicado no site do Sesc no Pará até o dia 30 de abril de 2021 e além do valor em dinheiro o Sesc realizará uma mostra coletiva dos referidos ensaios, custeada pela instituição.

Baixe o regulamento e a ficha de inscrição AQUI.

Veja mais notícias sobre NotíciasCulturaConcursosArtePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/