​Após denúncias, obra em Área de Proteção Ambiental é interditada em Manaus

Além da interdição, o proprietário do terreno foi multado em, aproximadamente, R$ 28,6 mil

Uma ação de fiscalização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), flagrou, na manhã desta segunda-feira, (8), uma obra irregular na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, zona Oeste da cidade. O local foi interditado até que o proprietário obtenha licença ambiental para continuar a obra.

“A Semmas estará sempre atenta às denúncias e, acima de tudo, seguindo as determinações do prefeito David Almeida, para que atuemos com serenidade e responsabilidade, combatendo os ilícitos ambientais em nossa cidade”, informou o secretário da Semmas, Antônio Ademir Stroski.

Além da interdição, o proprietário do terreno foi multado em 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs), aproximadamente R$ 28,6 mil. No local, os agentes da Semmas encontraram uma retroescavadeira fazendo o trabalho de terraplanagem, segundo informou o gerente de Área Protegida da Semmas, Ronnivaldo Abucater de Barros.

“A multa aplicada foi por conta do serviço de terraplanagem sem o devido licenciamento ambiental. A ação irregular já havia derrubado algumas árvores pequenas e as grandes permanecem intactas, mas isso não quer dizer que eles iriam mantê-las em pé, afinal, flagramos um ilícito ambiental”, informou Abucater.

Foto: Ronnivaldo Abucater / Semmas

O terreno, que mede 50 (frente) por 100 (fundo), fica localizado na estrada da Vivenda do Pontal, e os agentes da Semmas chegaram até o local após várias denúncias.

Denúncias

Mesmo com restrições sanitárias, baseadas nos decretos municipal e estadual, os agentes de fiscalização da Semmas continuam atuando. As denúncias, temporariamente, devem ser feitas por meio do e-mail denuncias.semmas@pmm.am.gov.br.

“Estamos ajustando os canais de comunicação da Semmas com a população. Alguns já não estavam funcionando há vários meses, mas os ajustes estão ocorrendo e logo a população terá novamente um número de telefone/WhatsApp para fazer suas denúncias de crimes ambientais”, informou o secretário da Semmas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade