Aneel multa concessionária em R$ 3,6 milhões por apagão de 22 dias no Amapá

Em nota, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia adiantou que vai recorrer da decisão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia em R$ 3,6 milhões pela interrupção de energia ocorrida no final de 2020, no Amapá.

Essa é a maior multa já aplicada pela agência. Por meio de nota, a concessionária já adiantou que vai recorrer da decisão, e que as causas do apagão que atingiu o estado no dia 3 de novembro de 2020 estão sendo apuradas.

Foto: Divulgação/LMTE

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou à reportagem que a distribuição de energia segue normalizada, mas confirmou a existência de problemas cotidianos de falhas em pontos isolados e em alguns municípios do interior – situação anterior ao apagão de novembro.

De acordo com a companhia, ligações clandestinas e desvios de energia impactam diretamente no desempenho da CEA, que deverá ser privatizada até o fim deste ano.

Em novembro do ano passado um apagão atingiu 13 das 16 cidades amapaenses por mais de 80 horas.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, um curto-circuito provocou um incêndio em um dos transformadores, o que pode ter resultado no apagão.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade