Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 28 Novembro 2020

Programação Preamar da Fé leva Círio a diversos espaços da Secult

Este ano, o Museu do Círio, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai ao encontro de seus visitantes em vários equipamentos da Secult, que vão assumir o caráter de 'Estações', para celebrar o Círio de Nazaré 2020. O Preamar da Fé vai promover um cortejo de atividades entre os dias 1º e 17 de outubro, com exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e apresentações musicais simultâneas. A programação será gratuita em todos os espaços.

O diretor do Museu do Círio, Alselmo Paes, explica que o calendário é inspirado nos grandes cortejos do Círio de Nazaré, que mobilizam a população católica paraense. "O cortejo do Preamar da Fé nos convida a irmos adiante, olharmos para frente com esperança, nos lembrando de nossas origens, fé e beleza da arte e cultura em nossas comunidades. Serão oito estações que remetem à imagem da procissão e sua corda, símbolo poderoso de união, esforço, sacrifício, mas também da força de estar ligado aos valores maiores da fé", pontua o diretor.

Foto: Divulgação

Programação

No dia 1° de outubro, a capela do Museu do Estado do Pará recebe a Estação 1, composta pela exposição 'Sala dos Milagres'. A curadoria reúne objetos deixados pelos romeiros em agradecimento pelas graças alcançadas, como casas em madeira, miriti, metal e cerâmica; roupas; esculturas em madeira e miriti; bengalas; velas; entre outros. A abertura contará com apresentação de violoncelo, feita por músico da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

A Estação 2 abre com o Porto Musical no dia 03/10, no Porto Futuro, e traz a exposição 'Porto dos Miritis', uma instalação visual constituída de 20 canoas, 50 pássaros e 100 objetos, confeccionados em miriti, que serão distribuídos às margens do lago central do Parque. Os itens foram produzidos por um grupo de artesãos de Abaetetuba e fazem uma releitura das embarcações situadas em áreas ribeirinhas. Já de 7 a 13 de outubro, o Porto Futuro também vai abrigar a Feira de Artesanato do Círio, uma iniciativa do Sebrae no Pará.

No dia 6, a Estação 3 traz a exposição 'Sagrado', montada na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, que propõe uma leitura universal e plural do conceito de obras sagradas, com objetos litúrgicos, ex-votos, fotografias e instalações artísticas contemporâneas. A Estação 4 inicia no dia 7/10, com a mostra de ex-votos como metáfora dos corpos que não poderão estar juntos neste Círio 2020. A exposição 'Em cena: ex-votos de Nazaré' será montada no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas.

Ainda no dia 7, a escultura em miriti de Nossa Senhora de Nazaré, que compõe a exposição permanente do Museu do Círio desde 2010, bem como barcos do mesmo material, integram a Estação 5: Círio das Águas. A instalação será recebida na Estação Cultural de Icoaraci, que também vai abrigar uma loja colaborativa montada pela equipe do Sebrae no Pará, com o intuito de fomentar o empreendedorismo local.

A Estação 6 inicia no dia 8/10 e leva até o Teatro Gasômetro uma edição especial da série 'Conhecer para Preservar', veiculada semanalmente nas plataformas digitais da Secult. A exposição é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A mostra apresenta o Círio em oito painéis, com elementos que fazem parte do mosaico cultural da celebração: o almoço do Círio, os brinquedos de miriti, o Auto do Círio, o Arrastão do Pavulagem e a Festa das Filhas da Chiquita.

A rota da grande manifestação de fé em Belém, que reúne o sagrado e o profano, também passa pelo Theatro da Paz, que saúda os cortejos com arte e alegria. Para retratar essa identidade festiva das romarias, a Estação 7 traz, na principal casa de espetáculos do Estado, a exposição 'Festa e fé', com objetos que retratam o Círio. A abertura será realizada às 17h. Já às 19h, o Theatro da Paz e o Memorial da Cabanagem recebem uma iluminação especial em homenagem à celebração reconhecida pela Unesco como bem imaterial da humanidade.

Para encerrar o grande cortejo do Preamar da Fé, a área externa do Forte do Presépio vai receber a 'Estação 8: Imagens da fé', uma projeção com imagens do acervo do Museu da Imagem e do Som. A exposição audiovisual vai retratar cenas de procissões anteriores, acompanhada pela apresentação musical ao vivo de Salomão Habib, e será exibida no dia 17 de outubro, em três horários: às 19h, 19h30 e 20h.

"O nosso Preamar da Fé se espalhará por vários cantos da cidade, numa onda cultural que convidará os visitantes dos espaços Secult a viverem uma imersão no universo simbólico do Círio. A programação traz esta diversidade de práticas artísticas ligadas à quadra nazarena: o artesanato, a culinária, a música, a atmosfera imagética das romarias, criando, assim, roteiros de um Círio circulante – um Círio sem distâncias" - Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura. 

Veja mais notícias sobre Agenda.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/