Fundação Cultural leva toada dos bois para a Casa das Artes, em Belém

A Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP) promove neste fim de semana diversas apresentações com Bois Bumbás e Bois de Máscaras, de agremiações da capital e do interior. Nesta sexta (29) serão dois grupos: às 19h o Boi-bumbá Flor do Campo, da Sacramenta, e às 20h o boi de máscaras Faceiro, de São Caetano de Odivelas.

A programação segue pelo sábado, 30, com mais dois grupos de bois, ambos de São Caetano de Odivelas: às 19h, o boi de máscaras Leão, e às 20h, o boi de máscaras Lobo Odivelense. Para fechar a noite a Casa das Artes recebe o festejado Arraial do Pavulagem, às 21h. Domingo, 1º de julho, é dia do Boi-bumbá Estrela de São Jorge, às 19h, e do Boi Bumbá Estrela Dalva, às 20h. Félix Robatto e sua guitarrada encerra o fim de semana com show às 21h.

Foto: Divulgação
Ângelo Franco, técnico em gestão cultural da Fundação, conta que esse é o primeiro ano que os bois participam da programação do Arraial de Todos os Santos, promovido pela FCP. “A gente resolveu alocá-los na Casa das Artes para fortalecer mais a programação cultural de lá, além de atrações de fora também, como Félix Robatto e Arraial do Pavulagem. O objetivo é garantir um grande evento para instituição”, conta o servidor.

O grupo de 20 bois que vai se apresentar no Arraial de Todos os Santos foi selecionado por meio do edital de Folguedos da FCP, sobre o qual Franco esclarece: “o mesmo surgiu justamente para fortalecer e valorizar o movimento de bois do estado do Pará, que estava muito acanhado e precisava dessa oportunidade para que eles pudessem ser valorizados e fazer parte de grandes programações daqui da capital, promovidas pela Fundação Cultural do Estado”.

Nalu Paixão, representante do Boi-bumbá Flor do Campo, agremiação da Sacramenta que conta com 58 anos de atividade e mais de 30 participantes, diz que é a segunda vez que o grupo se apresenta na Casa das Artes. “O boi sempre foi a paixão do meu pai, Emílio Paixão, que faleceu em 2000. Ele era o compositor principal e estava no boi desde rapazinho. Depois que ele se foi eu assumi o boi pra tradição não morrer e estou há 18 anos à frente do boi. Mantivemos as toadas tradicionais, mas fizemos algumas mudanças, como por exemplo substituir o capacete pelo cocar, e incluir a dança nas nossas apresentações”, explica Nalu.

Confira a programação gratuita que será realizada na Casa das Artes.

29.06 (sexta)
19h – Boi-Bumbá Flor do Campo
20h – Boi de Máscaras Faceiro (São Caetano de Odivelas)
30.06 (sábado)
19h – Boi de Máscaras Leão (São Caetano de Odivelas)
20h – Boi de Máscaras Lobo Odivelense (São Caetano de Odivelas)
21h – Arraial do Pavulagem
01.07 (domingo)
19h – Boi-Bumbá Estrela de São Jorge
20h – Boi-Bumbá Estrela D’alva
21h – Felix Robatto
02.07 (segunda)
19h – Boi-Bumbá Resolvido
20h – Boi de Máscaras Zeus (São Caetano de Odivelas)
03.07 (terça)
19h – Boi-Bumbá Flor da Juventude
20h – Boi de Máscaras Alce (São Caetano de Odivelas)
21h – Bando Mastodontes
04.07 (quarta)
19h – Boi-Bumbá Flor do Guamá
20h – Boi de Máscaras Mascote (São Caetano de Odivelas)
21h – Fole Brazil
05.07 (quinta)
20h – Revoada/Fugida dos Pássaros Juninos
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade