Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Fundação Cultural leva toada dos bois para a Casa das Artes, em Belém

Fundação Cultural leva toada dos bois para a Casa das Artes, em Belém
A Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP) promove neste fim de semana diversas apresentações com Bois Bumbás e Bois de Máscaras, de agremiações da capital e do interior. Nesta sexta (29) serão dois grupos: às 19h o Boi-bumbá Flor do Campo, da Sacramenta, e às 20h o boi de máscaras Faceiro, de São Caetano de Odivelas.

A programação segue pelo sábado, 30, com mais dois grupos de bois, ambos de São Caetano de Odivelas: às 19h, o boi de máscaras Leão, e às 20h, o boi de máscaras Lobo Odivelense. Para fechar a noite a Casa das Artes recebe o festejado Arraial do Pavulagem, às 21h. Domingo, 1º de julho, é dia do Boi-bumbá Estrela de São Jorge, às 19h, e do Boi Bumbá Estrela Dalva, às 20h. Félix Robatto e sua guitarrada encerra o fim de semana com show às 21h.


Foto: Divulgação

Ângelo Franco, técnico em gestão cultural da Fundação, conta que esse é o primeiro ano que os bois participam da programação do Arraial de Todos os Santos, promovido pela FCP. “A gente resolveu alocá-los na Casa das Artes para fortalecer mais a programação cultural de lá, além de atrações de fora também, como Félix Robatto e Arraial do Pavulagem. O objetivo é garantir um grande evento para instituição”, conta o servidor.

O grupo de 20 bois que vai se apresentar no Arraial de Todos os Santos foi selecionado por meio do edital de Folguedos da FCP, sobre o qual Franco esclarece: “o mesmo surgiu justamente para fortalecer e valorizar o movimento de bois do estado do Pará, que estava muito acanhado e precisava dessa oportunidade para que eles pudessem ser valorizados e fazer parte de grandes programações daqui da capital, promovidas pela Fundação Cultural do Estado”.

Nalu Paixão, representante do Boi-bumbá Flor do Campo, agremiação da Sacramenta que conta com 58 anos de atividade e mais de 30 participantes, diz que é a segunda vez que o grupo se apresenta na Casa das Artes. “O boi sempre foi a paixão do meu pai, Emílio Paixão, que faleceu em 2000. Ele era o compositor principal e estava no boi desde rapazinho. Depois que ele se foi eu assumi o boi pra tradição não morrer e estou há 18 anos à frente do boi. Mantivemos as toadas tradicionais, mas fizemos algumas mudanças, como por exemplo substituir o capacete pelo cocar, e incluir a dança nas nossas apresentações”, explica Nalu.

Confira a programação gratuita que será realizada na Casa das Artes.

29.06 (sexta)
19h – Boi-Bumbá Flor do Campo
20h – Boi de Máscaras Faceiro (São Caetano de Odivelas)
30.06 (sábado)
19h – Boi de Máscaras Leão (São Caetano de Odivelas)
20h – Boi de Máscaras Lobo Odivelense (São Caetano de Odivelas)
21h – Arraial do Pavulagem
01.07 (domingo)
19h – Boi-Bumbá Estrela de São Jorge
20h – Boi-Bumbá Estrela D’alva
21h – Felix Robatto
02.07 (segunda)
19h – Boi-Bumbá Resolvido
20h – Boi de Máscaras Zeus (São Caetano de Odivelas)
03.07 (terça)
19h – Boi-Bumbá Flor da Juventude
20h – Boi de Máscaras Alce (São Caetano de Odivelas)
21h – Bando Mastodontes
04.07 (quarta)
19h – Boi-Bumbá Flor do Guamá
20h – Boi de Máscaras Mascote (São Caetano de Odivelas)
21h – Fole Brazil
05.07 (quinta)
20h – Revoada/Fugida dos Pássaros Juninos

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/