Espetáculo ‘A Bolha’ retrata as bolhas de isolamento no cenário de pandemia da Covid-19

Intervenção urbana com artista isolada em estrutura arquitetônica de mais de dois metros faz alusão ao isolamento social

‘A Bolha’ é um experimento cênico que explora memórias no cenário de pandemia da COVID-19 e usa a metáfora da bolha, que traz consigo a representação de diversas imagens pandêmicas. O espectador será surpreendido com uma intervenção urbana que acontecerá nos dias 15 e 18 de dezembro em dois pontos da cidade, canteiro da ENS/UEA na Djalma Batista e Praça do Congresso, respectivamente, com transmissão em tempo real no Instagram e posteriormente no canal do youtube do Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA).

A programação do Espetáculo A Bolha, solo de Daniely Peinado, inicia a partir de 15 e 18 de Dezembro, às 17h com intervenção urbana e nos dias 22 e 23 de Dezembro ocorrerá a transmissão online da gravação das apresentações pelo canal youtube.com/nupramta. Para mais informações confira o Instagram (@nupramta).

Foto: Divulgação

Uma estrutura arquitetônica com mais de dois metros foi construída e faz alusão ao isolamento social. “A cenografia foi executada por técnicos aqui da cidade a partir da ideia pensada para o projeto. O desafio em tempos de pandemia é tentar realizar as ações necessárias de produção sem comprometer a saúde da equipe”, explica Denni Sales, produtor e assistente de direção.

“O espetáculo faz parte do laboratório de criação da minha pesquisa de doutorado, que se assenta na relação memória e criação artística em uma investigação do corpo, a partir imagens que inspiram movimentos. A intervenção tem caráter de surpresa, a provocação de comunicar algo. Imagina uma mulher dançando dentro de uma bolha na praça ou na rua, o espectador será surpreendido com uma obra artística que o fará pensar, e quem sabe dançar comigo”, conta a autora e atriz Daniely Peinado.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Manaus Conexões Culturais 2020, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), uma ação da lei Aldir Blanc, que prevê medidas de apoio financeiro ao setor cultural atingido pela pandemia do novo Coronavírus, e tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM).

Sobre o NUPRAMTA

O Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA) é um projeto de extensão e pesquisa que está em seu quinto ano de atividade e que visa oferecer aos artistas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e da comunidade manauara a possibilidade de vivenciar caminhos de experimentação em seus percursos inventivos por meio da articulação de técnicas provindas tanto da meditação, quanto do hatha yoga. O Núcleo tem como objetivo exercitar coletivamente experiências contemplativas como parte da preparação do ator/performer, buscando estabelecer brechas criativas em seus padrões habituais. Para além dos estudos em sala de ensaio e apresentações (agora virtuais), o projeto propõe práticas de ação interventiva e de performance na cidade de Manaus, com intenção de experimentação da relação do corpo contemplativo com as cartografias do espaço urbano e de seus transeuntes.

Confira a programação

15/12 – Espetáculo A Bolha com transmissão ao vivo pelo Instagram @nupramta

Local: Canteiro em frente a ENS/UEA, Djalma Batista com Darcy Vargas

Horário: 17h

18/12 – Espetáculo A Bolha com transmissão ao vivo pelo Instagram @nupramta

Local: Praça do Congresso, localizada na Av. Ramos Ferreira, s/n

Horário: 17h

22/12 – Transmissão online da gravação da primeira apresentação do Espetáculo A Bolha ocorrido no canteiro em frente a ENS- UEA, Djalma Batista.

Horário: 21h

Exibição online: youtube.com/nupramta

23/12 – Transmissão online da gravação da segunda apresentação do Espetáculo A Bolha ocorrido na Praça do Congresso.

Horário: 21h

Exibição online: youtube.com/nupramta 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade