Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

1º Simpósio de Futebol de Base no Amazonas terá entrada gratuita

MANAUS - Uma iniciativa inédita promete buscar melhorias no processo de formação de jogadores no Amazonas. O I Simpósio de Futebol de Base no Amazonas acontece no dia 31 de outubro, de 8h às 12h, no Quality Hotel, com entrada gratuita. Profissionais envolvidos com o futebol e a comunidade acadêmica formam o público-alvo do evento.
Futebol de base entra em pauta: o que fazer para melhorar a formação no Amazonas? Foto: Divulgação/Assessoria Manaus FC
A iniciativa é de Mozart Carlos, atual treinador da base do Manaus FC e ex-coordenador da base do Rio Negro. O evento conta com sete palestras, entre elas a do gerente da base do Avaí-SC, Anderson Korbes. Nomes como o de Marco Andrade, coordenador da Copa Roraima Sub-15, e Roberley Assis, auxiliar-técnico do Nacional Borbense, também marcam presença no simpósio.
Mais do que treinador, Mozart é um entusiasta do futebol de base. Ele acredita que a discussão é o primeiro passo para fomentar e profissionalizar a gestão da base nos clubes amazonenses. "Eu acredito que o futebol amazonense só vai ter melhor perspectiva se nós profissionalizarmos a base. Temos que ter profissionais com amor pela iniciação esportiva. Aí sim vamos formar atletas, e não apenas chutadores de bola. É um trabalho de longo prazo, que talvez dure cinco ou até dez anos, mas que pode ser feito", disse ao Portal Amazônia.
Simpósio de futebol de base em Manaus. Foto: Divulgação/Mozart Carlos
Mozart trabalhou como coordenador da base do Rio Negro em 2015. Ele era o 'braço direito' de Roberley Assis, que exercia a função antes de ser alçado ao cargo de treinador do time principal. "Nós colocamos 11 jogadores da base do Rio Negro no profissional. Nós fomos rebaixados, mas fizemos a transição. Nosso goleiro, o Daniel, era infantil [nascido em 1999]", exaltou.
O treinador crê que o 'ego' de muitos profissionais da base atrapalha o desenvolvimento dos atletas. "Existem profissionais com intenção de aparecer mais que o atleta. Um fala que tem 15 títulos, o outro diz que tem 11. Eu digo que não tenho nenhum, mas já tenho um jogador atuando na Europa. Eles se preocupam muito mais com status do que com a própria formação de valores pro futebol amazonense", criticou.
A exploração sexual também é uma preocupação 'velada' na base amazonense. "Alguns profissionais que se envolviam para aliciar os menores já se afastaram de vez porque o bicho pegou. Outros estão com o pé atrás na hora de dar o bote", observou Mozart.
O treinador promete que sua palestra mostrará de quem é a culpa do 'atraso' da base amazonense. Para ele, os grandes vilões são os próprios clubes. "Vou cutucar a ferida da mazela amazonense. Vou provar cientificamente que tudo isso não é culpa só da federação, nem da mídia e nem da economia. Reclamavam também da falta de campos, mas quantos estádios nós temos hoje? Vou mostrar que a culpa inicia pelos próprios clubes, que não oferecem estrutura pros meninos e para seus profissionais".
O simpósio valerá quatro horas complementares para a comunidade acadêmica. O Quality Hotel localiza-se na Avenida Mário Ypiranga, nº. 1090, bairro Adrianópolis.
Programação das palestras:
Mozart Carlos - técnico da base do Manaus FC
"A base no Amazonas: realidade ou utopia"
Anderson Korbes - gerente da base do Avaí
"Filosofia, estrutura e metodologia da base do Avaí FC"
Arthur Sales - jornalista do site Indústria de Base
"Imprensa e as categorias de base"
Marco Andrade - coordenador da Copa Roraima Sub-15
"Copa Roraima, torneio internacional de futebol infantil"
Roberley Assis - auxiliar técnico do Nacional Borbense
"A transição no Amazonas: como é e como deveria ser"
Ivan Júnior - árbitro amazonense
"Arbitragem e categoria de base"
Nedson Silva - coordenador da escolinha Barcelona Brasil
"As escolinhas como formadoras"

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/