À noite foi marcada pela gravação do primeiro CD e DVD da Banda Sinfônica da Uepa. Composta por 30 alunos de Licenciatura em Música da Universidade e Bacharelado em Música do Instituto Carlos Gomes e da Uepa, eles executaram Cisne Branco, de Antonio do Espírito Santo, e também músicas populares como “Sabor Açaí”, de Nilson Chaves, e “Carinhoso” de Pixinguinha, entre outras.
Outra atração da noite foi o grupo de Jazz Austin Mood. Na sequência, o Madrigal da Uepa, regido pela professora Ana Maria Souza, cantou o Hino de Belém, de Luiz Pardal e Dudu Neves, e depois deu um show no canto e dança de músicas românticas e de carimbó.
Sem esconder o orgulho, a doméstica Danieli Oliveira, 37 anos, mãe de Adrieli Oliveira dos Santos, 18 anos, integrante do Madrigal, acompanhou atentamente a apresentação da filha. “Eu sempre a incentivo, digo para ela seguir o que o coração dela quer. Ela sempre gostou de música, mas o curso foi uma grata surpresa. Eu procuro estar presente em todas as apresentações dela, é minha forma de apoiá-la”, enfatizou a mãe.
A escolha das músicas paraenses no repertório da noite está diretamente ligada ao tema da Semana deste ano: “Música do Pará nos 400 Anos de Belém”. De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Música, Eliana Cutrim, o tema foi indicado pelos professores. A programação, totalmente gratuita, está aberta para todos os interssados em conhecer um pouco mais do universo musical.
Mais de 100 inscritos já confirmaram participação na Semana do Músico, realizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado à travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. A programação segue até a quarta-feira (23), com oficinas de teclado popular, prática musical na flauta doce para iniciantes, musicalização para bebês, palestras sobre Musicoterapia, carimbó do Santo Preto, africanidades na canção de Waldemar Henrique e apresentações de duo voz e piano, músicas populares e paraenses, entre outras. Para participar é necessário se inscrever na coordenação do curso de Música.
A Semana do Músico tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uepa, da Fundação Especial de Amparo aos Servidores da Uepa (Fasuepa), do CCSE, da empresa júnior InFocus, do curso de Secretaria Executivo Trilíngue.