Pesquisa da Unifap investiga a Praga do Coqueiro. Foto: Divulgação/Unifap
Pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) investigam o risco de chegada da praga conhecida como Lethal Yellowing, capaz de destruir plantações inteiras de coqueiros e deixar os frutos impróprios para consumo.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O estudo é conduzido por alunos do curso de Educação do Campo. Eles explicam que a doença nunca foi registrada no Brasil, mas já preocupa países da América Central. O alerta é para os possíveis vetores que podem trazer a praga.
A suspeita é que cigarrinhas possam transmitir a doença, que não tem cura. Os insetos são capturados em armadilhas e levados para o laboratório, onde passam por análises.
“No laboratório retiramos as cigarrinhas com cuidado para preservar sua estrutura e depois fazemos a análise molecular”, explicou a pesquisadora Ana Kássia de Oliveira.
Leia também: Não parece, mas é: conheça 5 pragas que ocorrem na Amazônia

O professor Janivan Suassuna afirma que ainda não se sabe o causador direto da doença. Ele destaca que o monitoramento é essencial na Amazônia, já que a bactéria pode atingir também os açaízeiros.

“Nos países onde a doença já foi registrada, os sintomas aparecem em coqueiros e outras palmeiras. No caso do açaí, como não há registros no Brasil, os sinais podem se manifestar de forma diferente”, explicou Suassuna.
Como identificar a praga do coqueiro
- Queda de frutos: cocos caem antes do tempo, em qualquer tamanho
- Escurecimento das flores: botões ainda fechados ficam pretos
- Amarelamento progressivo: folhas começam a amarelar de baixo para cima
- Estágio “poste”: em 3 a 6 meses, a copa cai e sobra apenas o tronco nu.
*Por Mariana Ferreira, da Rede Amazônica AP
