Soluções práticas e inovadoras para o setor de pesca e aquicultura são apresentadas no Amazonas

A iniciativa busca estreitar a fronteira entre a ciência e a sociedade, por meio da difusão de informações básicas e fundamentais voltadas para essas áreas.

Nos municípios de Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, será realizado o III Ciclo de Difusão da Ciência e Desenvolvimento Regional. O evento que conta com apoio por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentará soluções práticas, criativas e inovadoras para o setor da pesca e aquicultura.

A iniciativa busca estreitar a fronteira entre a ciência e a sociedade, por meio da difusão de informações básicas e fundamentais voltadas para essas áreas, contribuindo ainda para impulsionar o empreendedorismo, com foco no desenvolvimento da economia sustentável em municípios do interior.

Foto: Jonas Pereira Alves

Segundo a coordenadora da atividade, Silvia Umeda Galhani, da Universidade Nilton Lins, serão realizadas palestras, minicursos, feiras com mostruários e oficinas. As atividades serão promovidas em escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior abertas à população geral, pescadores, ribeirinhos e piscicultores nas cidades de Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira.

“Pretendemos mobilizar a população do Amazonas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades sobre ciência e tecnologia do setor aquícola, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação”,

acrescentou Silvia.

Com entrada gratuita, os interessados em participar podem encaminhar e-mail para: silvia.gallani@uniniltonlins.edu.br. Para as ações em São Gabriel da Cachoeira, a inscrição pode ser feita na página do evento na II SIEPEx: https://www.even3.com.br/ii-semana-de-integracao-ensino-pesquisa-e-extensao-391368/.

Durante o evento, serão realizadas atividades interativas e a distribuição de materiais didáticos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa AquaNilton. 

Fotos: Jonas Pereira Alves

Ações  

A coordenadora ressalta que, em São Gabriel da Cachoeira, o evento ocorrerá entre os dias 14 e 21 de outubro durante a SIAPEX (Semana de integração da pesquisa, ensino e extensão – SNCT), na Feira extensão e Feira do Empreendedorismo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Em Nhamundá, as atividades serão realizadas em colégios municipal e estadual nos dias 27 e 30 de outubro.

Entre os temas gerais que serão abordados estão Empreendedorismo a partir da Ciência: transformando ideias em negócios inovadores; sanidade e biossegurança na piscicultura; peixes ornamentais da Bacia Amazônica e boas-práticas de manejo na aquariofilia; e o uso de aditivos alimentares para peixes de produção e ornamentais.

“A aquicultura está presente no dia a dia da população do estado, seja por meio da atividade de produção ou na mesa dos consumidores. É uma das atividades prioritárias na região, de grande relevância cultural, econômica, social e ambiental”,

finalizou a coordenadora.

SNCT 2023

O POP CT&I visa fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. A edição 2023 da Semana tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Informações sobre a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade