Sema disponibiliza imagens de satélite para auxiliar na elaboração do Cadastro Ambiental Rural

Proprietários Rurais (produtores) e responsáveis técnicos podem solicitar acesso às imagens obtidas por meio da constelação de satélites Planet para elaborar Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) disponibiliza aos proprietários rurais e responsáveis técnicos, o acesso às imagens da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal (Diário) do Estado de Mato Grosso, para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no sistema estadual, o Simcar. Com resolução espacial de três metros, as imagens são obtidas da constelação de satélites Planet.

Para ter acesso, o cadastrante deve ter usuário e senha do Simcar e solicitar as imagens de acordo com o polígono da propriedade, além de assinar Termo de Compromisso declarando que as imagens obtidas serão utilizadas exclusivamente para elaborar o referido Cadastro Ambiental Rural.

Portanto, para ter acesso às imagens da Plataforma, o usuário deve seguir as seguintes orientações:

  1. Ter em mãos seu login de usuário do Simcar e o polígono da área;
  2. Preencher o formulário disponível em https://matogrosso-car.sccon.com.br/;
  3. Ler atentamente os procedimentos necessários para acessar as imagens ;
  4. Anexar o polígono da propriedade rural objeto do CAR ;
  5. Aceitar as condições para uso das imagens (exclusivas para elaboração do CAR).
Foto: Divulgação

Radiografia verde

Desde 2019, por meio da Sema, o Estado de Mato Grosso é beneficiário da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal (ferramenta) adquirida pelo Programa REM, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com recursos da Alemanha e Reino Unido.

Além das imagens diárias de alta resolução, são disponibilizados alertas semanais de desmatamento e degradação da vegetação em toda a área do Estado. Os alertas permitem detectar desmates a partir de um hectare e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa. Por meio desse monitoramento é possível que a Sema aja de forma preventiva, identificando rapidamente os desmatamentos que estão se iniciando e atuando de forma imediata.

Além das ações fiscalizatórias, as imagens também são utilizadas pelos analistas da Sema para análise dos registros no Simcar e agora serão disponibilizadas também para o público externo. O Simcar assegura uma visão assertiva dos ativos e passivos ambientais do Estado, possibilitando uma radiografia do Estado para planejamento de políticas públicas ambientais.

Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a, efetivamente, lançar o sistema com a possibilidade de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), atendendo os preceitos do novo Código Florestal que visa a conservação e a regularização ambiental. Após a análise do cadastro no Simcar, as propriedades que possuírem passivo ambiental poderão realizar os procedimentos para a regularização ambiental que é acordada com a Sema por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

Serviço

Outras informações podem ser obtidas no Atendimento Cidadão: 0800-647-0111 e pelos e-mails ccar@sema.mt.gov.br e srma@sema.mt.gov.br

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade