Esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia
Algumas pessoas estranham quando veem um bando de borboletas aglomeradas em volta de igarapés, poças de lamas e, até mesmo, répteis como tartarugas e jacarés. O que será que elas estão fazendo: um protesto, atacando algum predador ou apenas relaxando? Calma, a resposta é simples e o comportamento diferente por parte das borboletas faz todo o sentido.
Para começar, esse hábito das borboletas, de aglomerar em volta de répteis, é conhecido como lacrifagia, ou seja, o ato de se alimentar de lágrimas e fluídos. Mas isso não é algo exclusivo das borboletas, algumas espécies de insetos, na sua maioria lepidópteros, também adoram ingerir lágrimas de tartarugas e jacarés.
De acordo com a bióloga e estudante de Doutorado em Ecologia do Inpa, Isabela Oliveira, as lágrimas das tartarugas e jacarés são ricas em sódio. Os tracajás, por exemplo, eliminam o sal por meio das lágrimas.
“Creio que por causa dos sais minerais que a lágrima contém. Assim como o panapaná (conjunto de borboletas nas poças de lama), no qual as borboletas se aglomeram em locais onde contém alta taxa de minerais e se alimentam daquela solução”, disse a bióloga, que tem interesse em ecologia de comunidades de borboletas na Amazônia e os diferentes fatores determinantes da diversidade de borboletas na região Neotropical.
Achou curioso? O canal ‘Rainforest Expeditions’ registrou o momento em que um grupo de tartarugas é “lambido” por abelhas; confira: