Sabão feito a base de óleo de cozinha ajuda Casa Mamãe Margarida em Manaus

Vários sabonetes a base de óleo de cozinha empilhados. Foto: Divulgação/Uninorte

A sustentabilidade desponta como tendência em todo o mundo. Atitudes como a redução, reutilização e reciclagem, os chamados 3R, são bastante populares. Pensando nisso, universitários de Manaus desenvolveram um projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha em parceria com uma entidade beneficente. O produto resultante do projeto é o ‘Ecobão‘, é um sabão fabricado a partir do óleo de cozinha usado, que seria descartado sem qualquer tratamento, causando além de entupimento na rede de esgoto, a poluição de igarapés da cidade.

Transformado em sabão, o óleo que contribuiria para causar prejuízos ao meio ambiente, é doado à Casa Mamãe Margarida, uma entidade que acolhe meninas em situação de vulnerabilidade e risco social. Para o gestor, Saulo Vieira, a iniciativa vem somar de forma satisfatória com a instituição, “é uma atividade a mais que traz a família e a comunidade para perto da nossa instituição,incentivando o aumento da renda,desenvolvendo a auto estima e a comunicação entre aqueles que fazem parte da ação. Ecobão está para nossa casa como sinônimo de desenvolvimento sustentável adequado e preocupado com o meio ambiente,com a comunidade e com a vida das educandas e seus familiares”, ressalta Saulo.

O processo de criação começa com a doação voluntária de resto de óleo numa estação de coleta no ponto de coleta que fica em frente a Unidade 6 da Uninorte, localizada na Avenida Joaquim Nabuco. Aos finais de semana um grupo de alunos caminha nos arredores da Instituição Casa Mamãe Margarida em busca de mais pessoas que possam doar o substrato. A partir disso o óleo é processado com adição de essências e embalado.

Foto: Divulgação/Uninorte

O sabão vem com o apelo de reutilização e chega ao consumidor em dois tipos de embalagem e tamanhos, a sofisticação e a relevância da sustentabilidade para seus consumidores. O produto foi criado graças a parceria de alunos dos cursos de Marketing, Gestão da Qualidade e Logística da Uninorte. O produto desenvolvendo em parceria com a instituição Casa Mamãe Margarida ficará em breve nas mãos da instituição, como um legado do “bem” dos cursos da Uninorte que deixará além da fabriqueta implementada o estudo e ações de Marketing a ser desenvolvida para o sucesso do projeto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nova espécie de peixe única no mundo é descoberta na Amazônia peruana

O IIAP, em coordenação com as autoridades peruanas, implementa medidas de controle para garantir sua conservação efetiva.

Leia também

Publicidade