Ruínas de Paricatuba serão cercadas e escoradas para segurança dos visitantes, anuncia Iphan

Medida foi solicitada após vistoria técnica do Iphan nas Ruínas de Paricatuba, em Iranduba (AM).

Ruínas de Paricatuba passam por ações emergenciais. Foto: Mariane Cruz

Com o objetivo de proteger o local após a recente queda de parte de sua estrutura, as históricas Ruínas de Paricatuba (AM) serão alvo de ações emergenciais de cercamento e escoramento provisório. A ação foi solicitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, depois de realizar vistoria técnica no local, no dia 30 de julho.

Leia também: Relatório técnico aponta risco crítico no Sítio Arqueológico de Paricatuba

A necessidade da ação foi identificada pelo Iphan após a criação do Grupo de Trabalho com órgãos como Prefeitura do Iranduba, Associação Associação de Moradores da Vila de Paricatuba e participantes da ação Viva Paricatuba, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE/SEDURB), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Instituto De Proteção Ambiental Do Amazonas (Ipaam).

“Estamos agindo com urgência para proteger as Ruínas de Paricatuba, um lugar de memória sensível, mas de valor sentimental para os que ainda moram ali. O cercamento e escoramento provisório são passos cruciais para garantir a segurança e a preservação deste sítio histórico, enquanto avançamos para soluções permanentes”, disse a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro.

ruínas de paricatuba interditadas
Foto: Mariane Cruz

As intervenções de caráter provisório serão feitas pela UGPE/SEDURB, mas está em andamento um Termo de Ajustamento de Conduta liderado pelo Iphan para que as medidas sejam de caráter permanente.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Intervenções nas ruínas

O cercamento em madeira será realizado no perímetro externo e no pátio interno do prédio principal para restringir o acesso e garantir a segurança da área. Já o escoramento busca preservar trechos da estrutura com risco de desabamento. Esta medida é crucial para evitar maiores danos e preservar o que resta das ruínas.

A Associação de Moradores da Vila de Paricatuba e participantes da ação Viva Paricatuba serão responsáveis por orientar a visitação turística da ruína ao pátio central com o devido afastamento das estruturas conforme orientações da Defesa Civil do Estado do Amazonas e Defesa Civil do Município de Iranduba.

*Com informações do Iphan

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade