Relatório do SGB sintetiza geologia e potencial mineral de Roraima

De acordo com o SGB, o relatório pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para pesquisadores, gestores públicos e o setor mineral.

Foto:

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou a ‘Nota Explicativa: Geologia e Recursos Minerais de Roraima‘, uma síntese técnico-científica que reúne décadas de pesquisas sobre a formação geológica do estado e seu potencial mineral. O relatório integra informações sobre rochas, estruturas geológicas e recursos econômicos, uma referência básica e estratégica para pesquisadores, gestores públicos e o setor mineral.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A publicação sintetiza a evolução geológica de Roraima ao longo de mais de 2 bilhões de anos, mostrando que sua diversidade de rochas e ambientes geológicos é produto de sucessivos eventos que moldaram o Escudo das Guianas e deram origem a uma grande diversidade de rochas e ambientes geológicos.

O documento também apoia o planejamento territorial e ambiental no estado. “Os novos mapas ajudam a identificar áreas de potencial mineral e, ao mesmo tempo, fornecem bases para o uso sustentável do território”, explica Túlio Amós de Araújo Mendes, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto.

Ainda segundo o pesquisador, o projeto Geologia e Recursos Minerais de Roraima servirá como base para o melhor aproveitamento do solo, alocação de grandes obras de infraestrutura, gestão de recursos hídricos e fiscalização e apoio de empreendimentos do setor mineral.

“São informações preciosas para especialistas e líderes que atuam no setor público e que agora dispõem de um mapa e informações que norteiam as políticas de estado em Roraima”, completa.

Relatório do SGB sintetiza geologia e potencial mineral de Roraima
Foto: Divulgação/SGB

O pesquisador destaca que ainda há muito a investigar: “Roraima tem regiões com potencial mineral pouco estudado, e esse relatório aponta caminhos para novas pesquisas. Ainda é necessário avançar na cartografia geológica em escalas de maior detalhe para fomentar a indústria mineral no estado”.

Leia também: Pegadas de dinossauros de mais de 100 milhões de anos são descobertas em Roraima

Relatório auxilia planejamentos

A publicação reforça o papel de Roraima como área-chave para compreender o Cráton Amazônico e amplia o acesso público às informações geológicas do extremo norte do país.

O conhecimento geológico integrado no projeto é fundamental tanto para as políticas de fomento e fiscalização da indústria mineral no Estado como também para nortear pesquisas iniciais em exploração.

*Com informações do SGB

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas inéditas da costa do Amapá são exploradas por pesquisadores em busca de onças-pintadas

O objetivo é coletar informações sobre biodiversidade, genética e criar um banco de material biológico das onças-pintadas que vivem na região. É a primeira pesquisa desse tipo na costa do Estado.

Leia também

Publicidade