Em 15 dias de novembro, número de queimadas no Acre já chega a 94% do total de todo o mês em 2023

Ainda de acordo com o Inpe, o município que mais registrou focos na primeira quinzena de novembro deste ano foi Tarauacá.

Foto: Neto Lucena/Secom AC

Nos primeiros 15 dias de novembro, o Acre registrou 151 focos de queimadas segundo o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número significa que o estado chegou a 94% do total de todo o mês no ano passado, quando novembro encerrou com 160 queimadas segundo o Inpe.

Historicamente, o mês de novembro costuma dar sequência à redução das queimadas no estado registrada a partir de outubro. Em 2023, o número saiu de 1.675 em outubro para os 160 focos registrados. Em dezembro, o número voltou a cair e ficou em 4.

Já entre outubro deste ano e as primeiras duas semanas de novembro, a queda já é de 91%, considerando que o mês passado ficou em 1.876 focos. Com os números deste período, o total de queimadas em 2024 chegou a 8.619 focos. O montante é 31% maior que todo o ano de 2023, que encerrou em 6.562 queimadas.

Ainda de acordo com o Inpe, o município que mais registrou focos na primeira quinzena de novembro deste ano foi Tarauacá, com 28 queimadas (18,5%). Em seguida, estão Feijó, com 21 focos (13,9%) e Assis Brasil, com 19 queimadas (12,6%).

Já os três municípios com menor número de queimadas são Acrelândia, Mâncio Lima e Porto Acre, com 1 foco cada.

*Por Victor Lebre, da Rede Amazônica AC

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade