Capital amazônica é maior que países como Bélgica e Israel; descubra qual

Apesar da dimensão, menos de 1% do território de Porto Velho é urbanizado. Na prática, isso significa que a capital concentra seus moradores em uma fração mínima.

Foto: Leandro Morais

Porto Velho, em Rondônia, é a maior entre as capitais brasileiras em extensão territorial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 34.091 km² — área maior que países como Bélgica (30.688 km²) e Israel (22.145 km²).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Apesar da dimensão, menos de 1% do território de Porto Velho é urbanizado. Na prática, isso significa que a capital concentra seus moradores em uma fração mínima, enquanto a maioria do espaço é formada por áreas de floresta, rios e comunidades rurais e ribeirinhas.

Leia também: Portal Amazônia responde: Quantos países da Europa ‘cabem’ nos estados da Amazônia Legal?

rio madeira em porto velho
Porto Velho, Rondônia. Foto: Leandro Morais/Secom RO

Essa configuração resulta em uma densidade demográfica muito baixa, especialmente quando comparada a outras capitais bem menores. Por exemplo:

  • São Paulo (SP) é 22 vezes menor que Porto Velho. Ainda assim, a densidade demográfica da capital paulista é muito superior.
  • Enquanto São Paulo concentra mais de 7,2 mil pessoas por quilômetro quadrado, Porto Velho, com cerca de 460 mil habitantes, registra apenas 13 por km² — o equivalente a um campo de futebol inteiro para cada morador.

Outras comparações de Porto Velho

O Institut Géographique National (IGN) informa que a Bélgica possui 30.688 km² e 11,8 milhões de habitantes. Ou seja, seria possível colocar o país inteiro dentro de Porto Velho e ainda sobraria espaço.

Porto Velho, capital de Rondônia, tem uma área maior que a de Israel, mas abriga apenas uma pequena fração da população. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Israel possui 22.145 km² e cerca de 9,5 milhões de habitantes.

Para imaginar a diferença, pense em espalhar toda a população de Israel pelo território de Porto Velho: cada pessoa teria muito mais espaço ao redor. Já em Israel, o território é bem mais compacto e densamente ocupado, o que faz com que as pessoas vivam muito mais próximas umas das outras.

Com vasta área e baixa concentração populacional, Porto Velho se destaca por sua diversidade geográfica. Cercada pelo rio Madeira, a capital abriga 14 distritos, muitos deles ribeirinhos:

  1. Abunã
  2. Calama
  3. Demarcação
  4. Extrema
  5. Fortaleza do Abunã
  6. Jaci-Paraná
  7. Nazaré
  8. Nova Califórnia
  9. Nova Mutum Paraná
  10. Rio Pardo
  11. São Carlos
  12. Sede – Porto Velho
  13. União Bandeirante
  14. Vista Alegre do Abunã

Outra curiosidade da capital rondoniense é que ela é a única capital que faz fronteira com outro país: a Bolívia. 

Entenda: Bolívia ajudou a moldar a identidade de Rondônia? Saiba o que é influência do país vizinho

No entanto, a sede do município está a cerca de 150 km da divisa. Os distritos que limitam com o território boliviano São Fortaleza do Abunã e Extrema.

*Por Raíssa Fontes, da Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade